vc repórter: truque ótico atrai curiosos a rua "folclórica" em BH
Uma descida que sobe. A frase pode parecer incoerente, mas é isso o que acontece com os carros na rua Professor Otávio Coelho Magalhães, a popular rua do Amendoim, no bairro das Mangabeiras, na zona sul de Belo Horizonte.
Muitos turistas e curiosos passam pelo local todo mês para ver o "fenômeno". Desengatam o carro rente à calçada e observam o veículo deslizar rampa acima. Segundo o folclore local, a rua teria em seu subterrâneo determinados minérios que puxariam o carro, contrariando a lei da gravidade.
Para o físico da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Eduardo Valadares, tudo não passa de uma ilusão de ótica. "Nosso cérebro é influenciado pelo meio. As ruas laterais dão a impressão de que o carro que parar ali vai descer e não subir. É tudo um truque da nossa visão, não existe mistério", explica.
A rua do Amendoim recebeu esse nome popular devido a uma ladeira homônima de São Thomé das Letras, interior de Minas Gerais, que também apresenta o mesmo truque ótico.
A internauta Isabella Dias Cunha, de Belo Horizonte (MG), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.