Vereador é surpreendido por mordida de burro na calçada; câmera registrou
Ataque aconteceu na avenida principal de São Manoel do Paraná; ao Terra, vereador disse que foi mordido e puxado pelo animal
Um vereador da cidade de São Manoel do Paraná (PR) foi surpreendido com o ataque de um burro, enquanto caminhava pela calçada da principal avenida da cidade. Renato de Vicente (PSD), de 38 anos, foi atacado no peito.
"Ele me mordeu e puxo. Acho que isso agravou o ferimento. [...] Mal consegui respirar pela dor", contou, em entrevista ao Terra.
O caso aconteceu na manhã deste sábado, 2, e câmeras de segurança registraram o momento. No vídeo obtido pelo vereador, é possível vê-lo caminhando pela calçada da Avenida Indianopolis e cumprimentando algumas pessoas. Já o animal que o atacou estava parado preso a uma carroça, atrás de uma árvore. Por mais que a carroça estivesse na rua, o burro estava em cima da calçada, com a cabeça próxima aos pedestres.
Ao se aproximar do animal, Renato foi surpreendido com uma mordida no peito, e com isso seu corpo foi puxado em direção à carroça. No mesmo instante do acidente, uma criança passava com uma mulher ao lado do vereador, do outro lado da calçada.
Veja frames do momento, que durou cerca de três segundos:
Em entrevista à reportagem, Renato explicou que foi para o lado 'externo' da calçada ao ver a mulher passando com a criança, o que faz por costume.
"Porém, no ângulo em que eu estava, não percebi que o cavalo estava com a cabeça próximo da árvore. Como ele estava no sol, imagino que foi pra frente para que ficasse com a cabeça na sombra", explicou.
O acidente aconteceu próximo a sua casa. Após o susto, ele seguiu em direção ao portão de sua residência e foi amparado por um amigo. O tutor do animal, que estava em um bar da região, também foi acionado.
O vereador foi medicado, tomou vacina contra a raiva e segue em acompanhamento pela equipe municipal de Saúde. O animal também seguirá em monitoramento durante os próximos dias, para verificar possíveis sinais de raiva que possam alterar o tratamento de Renato. O caso foi registrado na Polícia Militar da cidade.
"Eu agradeço a Deus por ter sido com um adulto e ter sido no peito. Pois se o ataque acontecesse com uma criança ou alguém mais frágil, ou até se o animal pegasse no pescoço, o pior poderia ter acontecido. Agora ficou o susto e aprendizado para todos", ponderou.
A reportagem do Terra entrou em contato com a Polícia Militar e a prefeitura de São Manoel do Paraná, em busca de mais detalhes sobre a ocorrência, mas não obteve retorno até a publicação desta matéria. O texto será atualizado em caso de resposta.