Vereadora cadeirante fratura perna dentro da Câmara em queda
Caso foi registrado em Guaíba, na região metropolitana de Porto Alegre
A vereadora cadeirante Fernanda Garcia (PTB), do município de Guaíba, na região Metropolitana de Porto Alegre, fraturou a perna após cair de uma aparelho "escalador" usado para substituir o elevador na Câmara da cidade. Dias após denunciar a falta de acessibilidade no legislativo da cidade, Fernanda despencou da estrutura improvisada para substituir o elevador, que não foi instalado em virtude de um embargo na obra ainda em 2013. A licitação que envolvia a colocação do ascensor foi posta sob suspeita de irregularidades pelo Tribunal de Contas do Estado.
Em entrevista anterior Fernanda também apontou falhas em outros aspectos envolvendo a acessibilidade na Câmara, como a falta de banheiros adaptados. Antes do "escalador", a vereadora tinha de ser carregada pelas escadas para conseguir chegar ao seu gabinete. A parlamentar, que considerou a situação "humilhante", foi submetida a uma cirurgia e passa bem, mas precisa permanecer internada no Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre.
Conforme a equipe da vereadora, ela foi arremessada pelo equipamento após uma parada brusca do funcionamento. O sistema escalador foi comprado pelo valor de R$ 17,5 mil e será submetido a vistoria pelo fabricante. Agora, a Câmara analisa medidas emergenciais para garantir acessibilidade, como a instalação de uma plataforma vertical ou de um elevador de acesso restrito que ficaria na parte externa do prédio.