Viagens, carros de luxo, fotos com famosos: quem é 'Xinxa, o rei da cebola', preso em operação da PF
Xinxa Góes de Siqueira foi preso na quarta-feira, 31, na Operação Duplo X
O empresário Xinxa Góes de Siqueira, mais conhecido como 'Xinxa, o rei da Cebola', foi preso na quarta-feira, 31, na Operação Duplo X, deflagrada pela Polícia Federal (PF), em Recife (PE). De acordo com a corporação, ele é suspeito de participar de uma organização criminosa supostamente responsável por lavagem de dinheiro, sonegação fiscal, porte ilegal de arma de fogo e agiotagem com atuação em Pernambuco, Fortaleza e São Paulo. O grupo investigado movimentou mais de R$ 70 milhões nos últimos cinco anos.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Na operação, além da prisão preventiva, a PF cumpriu nove mandados de busca e apreensão em endereços comerciais e residenciais de pessoas físicas e empresários em Boa Viagem, Jaboatão dos Guararapes, Paudalho, Cabrobó, Recife e Fortaleza. Os investigados também tiveram bens e valores bloqueados.
Segundo a PF, as buscas tiveram o objetivo de reunir provas do esquema de importação e exportação envolvendo empresas ligadas aos investigados, que não poderiam exercer essas atividades uma vez que são empresas de serviços.
"Ao longo das investigações foram identificadas movimentações financeiras atípicas de pessoas jurídicas e físicas, que indicam indícios de ilícitos financeiros, sem nenhum suporte para as transações comerciais e financeiras feitas pelo grupo e o principal integrante possui um padrão de vida totalmente incompatível com sua renda e bens declarados (imóveis, veículos de luxo, cavalos de raça, etc.)", informou a PF.
Quem é 'Xinxa, o rei da Cebola'?
Xinxa Góes de Siqueira é um empresário do setor alimentício em Pernambuco. Ele é filho do proprietário de terras e produtor de cebolas, o ex-deputado estadual Apolinário Pessoa de Siqueira, já falecido.
Sua principal empresa é uma transportadora de produtos de hortifrúti, a "Xinxa, o rei da cebola", localizada no Centro de Abastecimento e Logística de Pernambuco (Ceasa), em Recife.
O empresário é muito ativo nas redes sociais e ostenta luxos, o que chamou a atenção dos policiais federais. Em seu perfil do Instagram, ele tem quase 300 mil seguidores e se apresenta como "Chelsea".
Nas redes sociais, ele publica fotos de viagens dele pelo Brasil, passeios de lancha, helicóptero, cavalos de raça e carros de luxo. Entre eles, uma Ferrari que é chamada de "Dama de Vermelho", mas também há automóveis de outras marcas, como Range Rover e Porsche.
Xinxa também tem vários registros ao lado de famosos, como os cantores Gusttavo Lima, Xande de Pilares, Wesley Safadão, Nattan e Belo.
Ainda conforme o Diário de Pernambuco, o empresário tem um longo histórico de confusões. Em entrevista coletiva, as autoridades confirmaram que ele já sofreu um atentado perto do seu comércio, no Ceasa. Na ocasião, ele foi alvo de cinco tiros. Outro episódio aconteceu em 2022, quando ele se envolveu em uma briga em um bar, em Boa Viagem. Em participação no Podcast do GS no YouTube, ele negou ter provocado as brigas em bares.
O Terra não localizou a defesa de Xinxa Góes de Siqueira. O espaço segue aberto para manifestações.