Script = https://s1.trrsf.com/update-1737639310/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Vítimas da mesma família, nevoeiro: o que se sabe sobre a queda de avião em Gramado

Empresário de São Paulo e nove familiares morreram no acidente

22 dez 2024 - 19h37
(atualizado em 23/12/2024 às 11h55)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Estadão Conteúdo

Uma aeronave de pequeno porte caiu na manhã deste domingo, 22, em Gramado, no Rio Grande do Sul. Segundo informações do estado, 10 pessoas morreram. As vítimas são o empresário Luiz Claudio Salgueiro Galeazzi e familiares dele. 

Além dos 10 tripulantes mortos, outras 17 pessoas ficaram feridas, a maioria estava na pousada atingida pela aeronave. Entre os feridos, dois sofreram queimaduras graves, os demais foram hospitalizados devido a inalação de fumaça. Até a noite deste domingo, o Corpo de Bombeiros realizava o trabalho de remoção dos corpos da aeronave. 

Veja o que se sabe sobre o acidente:

  • De onde a aeronave vinha e qual era o destino final?

A aeronave era modelo PA-42-1000. Ao Terra, a Infraero informou que o avião decolou do Aeroporto de Canela às 9h15 e seguia destino a Jundiaí, em São Paulo.

  • O que causou o acidente?
  • As circunstâncias ainda estão sendo investigadas. O que se sabe, conforme afirmou o governador Eduardo Leite,  é que as condições climáticas "não eram as melhores". Marcelo Sulzbach, presidente do aeroclube da cidade da serra gaúcha, explicou que no momento da decolagem havia um nevoeiro, com uma densa neblina. 

    “No momento que a aeronave iniciou o taxiamento, a meteorologia mudou. [O clima] deu uma boa piorada. O nevoeiro engrossou após a decolagem”, explicou ao Estadão Conteúdo. Essa mudança climática exige que o piloto confie exclusivamente nos instrumentos, já que falta visibilidade. 

    Vídeo mostra o momento em que avião cai em Gramado (RS):
    • Como aconteceu o acidente?

    O avião colidiu contra a chaminé de um prédio, e em seguida, contra o segundo andar de uma residência, caindo sobre o comércio. Os destroços do avião de prefixo PR-NDN ainda atingiram uma pousada nas imediações.

  • Quem são as vítimas?
  • Luiz Galeazzi era o dono da aeronave e também quem a pilotava no momento da queda. Além dele, a esposa e os três filhas, a sogra e outros familiares do empresário morreram. Ao Terra, a assessoria da Galeazzi & Associados, confirmou que o diretor da empresa e cunhado de Luiz, Bruno Cardoso Munhoz Guimarães, também faleceu no acidente. Os 10 passageiros da aeronave eram:

    -  Luiz Cláudio Salgueiro Galeazzi (dono e piloto do avião);

    - Tatiana Natucci Niro (esposa de Luiz);

    - Maria Eduarda Niro Galeazzi  (filha de Luiz e Tatiana);

    - Maria Elena Niro Galeazzi (filha de Luiz e Tatiana);

    - Maria Antônia Niro Galeazzi (filha de Luiz e Tatiana);

    - Veridiana Natucci Niro (irmã de Tatiana e filha de Lilian);

    - Lilian Natucci (mãe de Tatiana e Veridiana);

    - Bruno Cardoso Munhoz de Guimarães Araújo; (marido de Veridiana e pai de Giulia e Mateo);

    - Giulia e Mateo (filhos de Veridiana e Bruno).

    Ao todo, 17 pessoas que estavam em terra foram levadas para hospitais da região. Cinco delas já foram liberadas do Hospital de Canela e outras 12 estão em atendimento, sendo duas de aproximadamente 50 anos, em estado grave, com queimaduras. Segundo o delegado, uma é funcionária da pousada e outra hóspede.

    Fonte: Redação Terra
    Compartilhar
    Publicidade
    Seu Terra












    Publicidade