Script = https://s1.trrsf.com/update-1731009289/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Voluntariado une turistas e moradores em São Sebastião: 'Sou privilegiado. Não posso virar os olhos'

Em áreas atingidas pela chuva no litoral norte de São Paulo, grupo ajuda nos serviços de resgate e separação de doações

22 fev 2023 - 15h52
(atualizado às 16h07)
Compartilhar
Exibir comentários

Uma fila de oito homens formam um cordão humano que transporta baldes cheios de terra e entulho retirados da Barra do Sahy, comunidade de São Sebastião que foi mais castigada pelas enchentes e deslizamentos de terra causados pelas fortes chuvas que caem sobre o litoral norte de São Paulo. De acordo com a prefeitura local, 47 pessoas morreram e cerca de 40 estão desaparecidos. Esses homens são vizinhos de rua, de bairro e até de outras regiões que foram até lá apenas para ajudar no resgate de vítimas e reconstrução do local. 

Um deles é o ajudante de obras Jorge Alves da Silva, de 61 anos. Por causa de uma dor crônica no joelho direito, ele não consegue se abaixar totalmente para fechar o saco de lixo. Silva mora duas ruas acima, sua casa não foi arrastada pela tragédia, mas ele não arreda o pé dali. "Eu não podia ficar em casa, que está inteira, sabendo que muita gente perdeu tudo na comunidade", diz o senhor solteiro e sem filhos que vive ali há 39 anos.

Destruição em praias de São Sebastião após as chuvas e enchentes
Destruição em praias de São Sebastião após as chuvas e enchentes
Foto: Suellen Nóbrega/Arquivo pessoal

Com os danos provocados pelas chuvas, as equipes de salvamento enfrentam inúmeros obstáculos, como troncos de árvores, sedimentos, escombros e solapamento de vias. Desobstruir dá trabalho. Por isso, a ajuda é bem-vinda até para os profissionais. O capitão Diogo, do Corpo de Bombeiros, reconhece a importância do trabalho voluntário, mas faz um alerta sobre a segurança. "Se não fosse o povo, tudo seria muito mais difícil. Mas a gente precisa tomar cuidado com acidentes", diz. Seu olhar está dirigido para a mesma fila de homens. Eles usam luvas, mas estão sem outros equipamentos de proteção individual, como capacetes e óculos. É um descuido que, neste momento, passa.

Entenda por que choveu tanto no litoral norte de SP em tão pouco tempo
  • Justiça autoriza remoção forçada de moradores de área de risco, diz governo
  • Litoral norte tem alerta de novos temporais até o fim da semana; veja previsão
  • Tarcísio diz que veículos com doações foram saqueados e reforça policiamento
Estadão
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade