Com movimentação recorde, governo vê como positivo resultado de aeroportos
A Secretaria de Aviação Civil considerou positivo o resultado operacional obtido nesta sexta-feira nos aeroportos de todo o País. Para o ministro Moreira Franco, com exceção dos problemas ocorridos no Aeroporto Internacional de Guarulhos, os desempenhos dos aeroportos foram "excepcionalmente bons". A expectativa do governo e das empresas é que o dia de hoje marque um recorde de movimentação nos aeroportos do Brasil, com mais de 350 mil passageiros viajando.
Saiba seus direitos em caso de atrasos e cancelamentos de voos
"Os atrasos verificados ao longo do dia não estão relacionados exclusivamente às obras em curso no aeroporto, mas também a questões de operação aeroportuária. Por esse motivo, recomendei à Agência Nacional de Aviação Civil que acompanhe com rigor o trabalho dos operadores para que possamos melhorar a qualidade da gestão", disse Moreira Franco
Em Guarulhos, metade (50,1%) dos voos programados até as 18h, registraram atrasos, conforme balanço da GRU Airport, concessionária que administra o aeroporto. Segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), dos 1.922 voos programados até as 20h em aeroportos do País, 447 tiveram atrasos (21,3% do total) e 66 foram cancelados (3,4%).
Anac acompanha situação dos aeroportos
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que está monitorando a situação dos voos e a prestação do serviço de transporte aéreo em todos os aeroportos do País. Em nota, citou que "no acumulado do dia, os aeroportos de Brasília e Guarulhos apresentaram níveis elevados de atraso, motivo pelo qual a agência intensificou o acompanhamento nos dois terminais".
"Nas últimas duas horas, o percentual médio de atrasos em todos os aeroportos brasileiros foi de 39%. A Agência ainda esclarece que, para uma correta percepção do passageiro, deve-se considerar a informação atualizada e não o acumulado do dia, por se tratar dos dados que demonstram a prestação do serviço de transporte aéreo naquele momento em cada aeroporto."