MG: denúncia de maus tratos em "atração turística" viraliza
Post de Fernanda Brito alcançou grande número de interações e forçou centro de zoonoses da cidade a cobrar documentação de motoristas
Em São Lourenço, no sul de Minas, a prefeitura retirou das ruas todos os bodes que puxavam charretes no centro da cidade depois que uma foto tirada por uma turista mostrava um animal ajoelhado para comer capim.
A publicação de Fernanda Brito, que mora em Resende, chamou de "turistas cruéis" quem pagava para fazer o passeio e cobrou fiscalização da administração municipal para evitar que os animais continuassem sendo tratados daquela forma. Do dia 12 de fevereiro, data em que postou as fotos, até esta segunda-feira (05) o post já havia sido compartilhado quase 18 mil vezes.
O Centro de Zoonoses retirou três animais que estavam com a documentação irregular. A multa aplicada ao dono do animal varia entre R$ 2,6mil e R$ 2,9 mil.
Desde então os passeios são feitos apenas por cavalos que possuem chips com as informações de saúde. A carteira Municipal de Habilitação de Charreteiro está sendo exigida para a prestação de serviço.
Motorista é detido por transporte irregular e maus tratos
A Polícia Rodoviária Federal prendeu nesta segunda (5)em Perdões, Minas Gerais, o motorista de um caminhão que carregava irregularmente 140 caprinos. Os animais estavam há dois dias sem comer nem beber água dentro de um caminhão-baú e seguia da Bahia para São Paulo. O homem de 64 anos foi detido por maus tratos.
A PRF informou que o motorista foi liberado depois de registrar um termo circunstanciado de ocorrência, quando o crime é considerado de menor potencial ofensivo ou de menor relevância.
Ele e os animais seguiram viagem para São Paulo num veículo apropriado para este tipo de transporte.