DF: queda de energia afeta quase 260 mil casas e comércios
Vários semáforos deixaram de funcionar, o que provocou congestionamentos em vários pontos da cidade
Dois dias após a queda no fornecimento de energia que deixou sem luz 11 Estados e o Distrito Federal (DF), uma nova pane, agora em duas subestações de Furnas no DF, provocou falta de energia em cinco regiões da capital do País, às 6h50.
O problema ocasionou o desligamento de quatro subestações da Companhia Energética de Brasília (CEB), empresa estatal responsável pelo abastecimento local.
De acordo com a CEB, 257.520 unidades consumidoras, entre residências e estabelecimentos comerciais, nas regiões de Ceilândia, Taguatinga, Guará, Estrutural, Lúcio Costa e Vicente Pires foram afetadas pela falha no fornecimento de energia elétrica das subestações Ceilândia Sul, Ceilândia Norte, Guará e Taguatinga.
O problema teve reflexo também no trânsito do DF. Vários semáforos deixaram de funcionar, o que provocou congestionamentos em vários pontos da cidade.
Segundo a companhia, a energia foi restabelecida às 7h39. A empresa informou ainda desconhecer a causa do desligamento e disse que a responsabilidade sobre o caso é de Furnas.
Procurada pela reportagem, Furnas informou que técnicos da empresa estão apurando a falha e, em breve, vão se pronunciar sobre a falta de luz.
Outro 'apagão'
Na quarta-feira, às 13h29, outro apagão atingiu o Distrito Federal. Um dos três transformadores da subestação número dois da CEB, localizada na Asa Sul, zona central de Brasília, apresentou defeito e provocou o desligamento da subestação, deixando diversas regiões do centro da capital federal sem luz.
Em nota, a companhia afirmou que a energia foi restabelecida às 13h47 e que equipes da CEB trabalharam para recuperar o transformador. A CEB informou também que se algum morador registrar falta de luz em outros locais deve entrar em contato a empresa, por meio do telefone 116, para que técnicos possam verificar o problema.
O Distrito Federal é abastecido por meio da energia de três subestações de Furnas e das usinas Corumbá III e IV. O Sistema Furnas é formado por 17 usinas hidrelétricas, duas termelétricas e 65 subestações.