Script = https://s1.trrsf.com/update-1744920311/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Em apenas um dia, Mauá tem 60% e Santo André, 42% de toda chuva esperada para março

Uma casa desabou durante o temporal, que também provocou paralisação na circulação de trens

1 abr 2025 - 08h36
(atualizado às 09h07)
Compartilhar
Exibir comentários
Zona Sul deve ser a mais afetada pelas fortes chuvas nesta sexta-feira, 28. Na foto, região da Saúde às 15:40.
Zona Sul deve ser a mais afetada pelas fortes chuvas nesta sexta-feira, 28. Na foto, região da Saúde às 15:40.
Foto: Giovanna Castro/Estadão / Estadão

Cidades da Região Metropolitana de São Paulo registraram, em poucas horas, volumes de chuva considerados "altíssimos" pela Defesa Civil do estado. 

Na tarde desta segunda-feira, 31, choveu em Mauá, em apenas 6 horas, o esperado para 18 dias. Foram 137 milímetros, o que representa 60% do volume médio de 230 milímetros que costuma cair em março.

Já em Santo André, o volume de chuva, de 95 milímetros, representou o esperado em 13 dias do mês de março --o equivalente a 42% do volume médio de 226 milímetros do mês.

O levantamento foi realizado pelo Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Defesa Civil do estado. Às 14h47, a Defesa Civil enviou alerta severo de chuva para os municípios da Região do ABC paulista, com um alerta para a população buscar locais seguros. 

Não houve registro de vítimas. No entanto, o temporal provocou a paralisação da circulação de trens em Santo André. Segundo o Corpo de Bombeiros, a cidade teve 23 chamados para quedas de árvores e 63 para alagamentos  

Em Mauá, uma casa desabou. Os bombeiros foram acionados para duas ocorrências de queda de árvore e sete para alagamentos.

A primeira semana de abril deve apresentar sol entre nuvens, tempo abafado e chuvas na forma de pancadas concentradas no final das tardes. Apesar disso, a Defesa Civil estendeu a SP Sempre Alerta Operação Chuvas até o próximo dia 15. 

Originalmente prevista para encerrar nesta segunda-feira, a Operação seguirá até metade do próximo mês porque a previsão dos meteorologistas do CGE é de condição para chuvas intensas durante toda a semana, até o próximo dia 6 de abril.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se
Publicidade
Seu Terra












Publicidade