Embaixador dos EUA é convidado a explicar espionagem no Congresso
Após a revelação de que brasileiros podem ter sido espionados por órgãos da inteligência do governo dos Estados Unidos, o líder do Psol na Câmara dos Deputados, Ivan Valente (SP), protocolará, segundo o partido, um requerimento solicitando que o embaixador americano no Brasil, Thomas A. Shannon, dê explicações sobre a suposta espionagem feita no País pela Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA, na sigla em inglês).
Segundo o Psol, o pedido será entregue ao presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara, Nelson Pellegrino (PT-BA). De acordo com o partido, Pellegrino afirmou a Valente que irá incluir o requerimento na pauta da reunião da comissão de quarta-feira. Na reunião será formado um grupo de parlamentares que irá até a Embaixada dos Estados Unidos, em Brasília.
O Psol apresentou no Senado, através do líder da legenda na Casa, Randolfe Rodrigues (AP), outro requerimento convidando o embaixador Shannon a prestar esclarecimentos.
O senador também apresentou requerimentos convocando os ministros do Gabinete de Segurança Institucional, general José Elito Carvalho Siqueira, das Comunicações, Paulo Bernardo, e das Relações Exteriores, Antônio Patriota.