Script = https://s1.trrsf.com/update-1733861710/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Entorno do Maracanã terá interdições para final da Libertadores; melhor forma de acesso ao estádio é via metrô

Bloqueios terão início na Praça da Bandeira; Boca Juniors e Fluminense jogam às 17h, e portões do estádio abrem às 13h Entorno do Maracanã terá interdições para final da Libertadores; melhor forma de acesso ao estádio é via metrô

7 nov 2023 - 19h47
Compartilhar
Exibir comentários

A Prefeitura do Rio de Janeiro divulgou detalhes do esquema especial de trânsito no entorno do Maracanã para a final da Libertadores, entre Boca Juniors-ARG e Fluminense, no próximo sábado (04/11). A partida começa às 17h (de Brasília).

Foto: Estádio do Maracanã - Divulgação/Prefeitura do Rio / Diário do Rio

As interdições nos arredores do estádio terão início às 6h. Os bloqueios começam na Praça da Bandeira. Os portões do Maracanã serão abertos às 13h. O principal acesso ao local do jogo será via metrô, e a Prefeitura pede que o desembarque do público seja organizado da seguinte maneira:

Torcedores do Fluminense (setor Sul): pegar a Linha 1 do MetrôRio e saltar na estação São Francisco Xavier;

Torcedores do Boca Juniors (setor Norte): pegar a Linha 2 (que operará entre Pavuna e General Osório/Ipanema) e descer na estação São Cristóvão;

Convidados da Conmebol e setores neutros (Leste e Oeste): saltar na estação Maracanã, que, a partir das 9h, funcionará somente para desembarque.

''A final da Libertadores não é um jogo normal de campeonato. Adotamos o padrão final de Copa do Mundo e da Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos. Vamos garantir o direito de ir e vir dos moradores, mas temos um padrão diferente. Quem vai ao jogo, dê preferência ao transporte público. Quem não vai, evite o deslocamento pelo entorno do Maracanã'', disse o prefeito Eduardo Paes, durante entrevista coletiva no Centro de Operações Rio (COR) para apresentar o planejamento operacional do evento.

Na decisão no Maracanã, a exemplo do modelo adotado na Copa do Mundo de 2014, diversas vias serão interditadas nos arredores do estádio e em bairros próximos. Mais de 670 agentes municipais participarão da operação especial especificamente na operação da final.

A operação, inclusive, começa nesta terça-feira (31/10), já com a previsão de chegada dos torcedores do Boca Juniors. O desembarque dos jogadores do time argentino, por sua vez, ocorre na quarta-feira (01/11).

Um monitoramento feito pelos órgãos competentes nas estradas federais (Polícia Rodoviária Federal e Agência Nacional de Transportes Terrestres) fornecerá, com antecedência de 24h, o número de veículos de torcedores argentinos que se deslocam em direção ao Rio.

O público esperado na partida é de 70 mil torcedores, mas o número de argentinos na cidade pode ultrapassar 100 mil. O COR será o centralizador das informações das equipes operacionais da Prefeitura e vai monitorar o entorno do estádio e ruas próximas com 70 câmeras e um drone operado direto do Maracanã.

Na Sala de Situação do Centro de Operações, na Cidade Nova, 50 agentes vão monitorar a região e abastecerão os agentes nas ruas com informações privilegiadas, visando proporcionar conforto e alternativas para o torcedor.

Já a Secretaria de Ordem Pública (Seop) e a Guarda Municipal disponibilizarão um efetivo com mais de 350 agentes apenas no entorno do Maracanã. As ações terão como foco o ordenamento urbano, a fiscalização ao comércio ambulante, a fluidez no trânsito e a fiscalização de estacionamento irregular nas imediações do estádio do Maracanã.

A Seop ainda atuará com 12 reboques para remover os veículos estacionados ilegalmente. As equipes começarão as ações no início da manhã do dia 4 e seguirão até a dispersão das torcidas após a partida para garantir o ordenamento e segurança das pessoas que vão ao estádio. A atuação de comércio ambulante irregular é proibida, assim como a venda de bebidas em garrafas de vidro.

Trânsito

O número de vias interditadas no entorno do Maracanã para o jogo deste sábado será maior se comparado aos bloqueios já conhecidos e realizados no estádio em dias de partidas válidas pelo Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil ou demais competições.

Uma das principais mudanças é a interdição total da Avenida Rei Pelé, em ambos os sentidos. Outro destaque é o bloqueio que será montado já na Avenida Osvaldo Aranha, altura da Rua Ceará.

Vias no entorno do Maracanã interditadas

A partir das 6h de sábado (04/11), começam as interdições. Elas estão previstas para terminar duas horas após o término dos festejos no Maracanã. As vias fechadas serão:

Avenida Maracanã, em ambos os sentidos, entre a Rua São Francisco Xavier e a Avenida Rei Pelé;

Avenida Osvaldo Aranha, pista sentido Méier, entre a Rua Ceará e o Viaduto de São Cristóvão;

Avenida Professor Manoel de Abreu, pista sentido Centro, entre a Rua Dona Zulmira e a Avenida Rei Pelé;

Avenida Professor Manoel de Abreu, pista sentido Grajaú, entre a Avenida Rei Pelé e a Rua São Francisco Xavier;

Avenida Rei Pelé, pista sentido Centro, entre a Rua São Francisco Xavier e a Rua General Canabarro;

Avenida Rei Pelé, pista sentido Méier, entre o Viaduto de São Cristóvão e a Rua São Francisco Xavier;

Rua Artur Menezes;

Rua Conselheiro Olegário;

Rua Isidro de Figueiredo;

Rua Professor Eurico Rabelo;

Rua Mata Machado, entre a Avenida Paula Sousa e a Avenida Maracanã;

Rua Visconde de Itamarati, entre a Rua São Francisco Xavier e a Rua Professor Eurico Rabelo;

Viaduto de São Cristóvão;

Viaduto Oduvaldo Cozzi, nos acessos à Avenida Maracanã e à Avenida Rei Pelé.

As condições do trânsito serão monitoradas quanto a eventuais impactos, e os tempos semafóricos serão ajustados para melhorar a fluidez nas rotas alternativas e nos principais corredores de tráfego da região. A operação de trânsito contará com 230 pessoas, entre agentes da CET-Rio e apoiadores de tráfego contratados, 22 veículos operacionais e 25 motocicletas. Também serão utilizados 30 painéis de mensagens variáveis que informarão sobre os horários dos fechamentos e as rotas alternativas.

Rotas de desvio

Veículos em direção ao Centro/Zona Sul: serão desviados para a Rua São Francisco Xavier e a Rua Haddock Lobo;

Veículos em direção ao Grande Méier: serão desviados para a Rua Ceará, Rua General Herculano Gomes, Avenida Bartolomeu de Gusmão e Rua Visconde de Niterói;

Veículos em direção à Tijuca: serão desviados para a Rua Pará/Rua Paraíba e Rua Mariz e Barros.

Rotas alternativas

Provenientes do Centro e Zona Sul

Para a região do Grande Méier e Del Castilho: utilizar a rota pela Avenida Rotary Internacional, Rua Dom Meinrado e Rua São Luiz Gonzaga;

Para a Tijuca: utilizar rota da Avenida Paulo de Frontin e Rua Doutor Satamini;

Para Vila Isabel e Grajaú: utilizar rotas acima e, em seguida, Rua Barão de Mesquita.

Provenientes da Tijuca, Grajaú, Vila Isabel e entorno

Para o Centro e a Zona Sul: utilizar a rota das ruas Conde de Bonfim-Haddock Lobo.

Provenientes do Grande Méier

Para o Centro e a Zona Sul: utilizar a rota da Rua Visconde de Niterói.

Proibição de estacionamento

O estacionamento de veículos será proibido a partir das 18h de sexta (03/11) até às 23h de sábado (4/11), nas seguintes vias:

Rua Artur Menezes;

Rua Conselheiro Olegário;

Rua Isidro de Figueiredo;

Rua Professor Eurico Rabelo;

Rua Visconde de Itamarati, entre a Rua São Francisco Xavier e a Rua Professor Eurico Rabelo.

Vale ressaltar que uma sinalização específica será implantada para indicar as vias onde o estacionamento estará proibido.

Diário do Rio
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade