A primeira aeronave do caça subsônico A-1 AMX modernizada foi entregue à Força Aérea Brasileira (FAB) nesta terça-feira em Gavião Peixoto, interior de São Paulo. O avião teve a estrutura revitalizada e recebeu novos equipamentos, entre eles o radar SCP-01, que permite aos pilotos encontrar alvos no solo em distâncias maiores e aumentar a precisão no lançamento de armamentos. O novo radar também amplia a capacidade de combate para o modo ar-mar, o que dá a possibilidade de voar missões contra alvos navais.
Esse é o primeiro dos 43 caças a serem modernizados pela Embraer, como parte de um contrato de R$ 1,3 bilhões, informaram fontes oficiais. A última entrega dos aviões está prevista para 2017.
Os AMX, modelo com alcance de 3.330 quilômetros, foram desenvolvidos e construídos na década de 1980 num projeto conjunto entre Brasil e Itália. A modernização amplia em 20 anos a vida útil desses caças, que foram equipados com novos sistemas eletrônicos de bordo, armamento, sensores e um radar multimodal (ar-solo e ar-mar).
Para o gerente do projeto de modernização do AMX, coronel-aviador Márcio Bonotto, da Comissão Coordenadora do Programa de Aeronave de Combate (Copac), a modernização trará mais benefícios aos pilotos. “A modernização permitiu incorporar a suíte de guerra eletrônica, com o sistema de autodefesa integrado que permite o próprio avião detectar ameaças e disparar automaticamente”, disse.
A primeira unidade aérea a receber o novo avião está sediada na Base Aérea de Santa Cruz, no Rio de Janeiro.
Para o comandante da Terceira Força Aérea, brigadeiro do ar Luiz Fernando Aguiar, responsável pela Aviação de Caça da Força Aérea Brasileira, a data é um marco na revitalização da composição do poder aéreo do País.
“O A-1 não é um avião de defesa aérea. É um avião estratégico para ataques a longas distâncias. Nós estamos com os nossos F5 modernizados e agora iniciamos o mesmo processo com o A-1. Com a parada dos Mirages, essas duas máquinas farão diferença em termos de sustentabilidade da nossa aviação de combate”, disse Aguiar. “Necessariamente, nós temos que continuar evoluindo porque a quantidade de aviões que estamos recebendo não é o suficiente para todas as nossas operações. A falta do Mirage terá que ser reposta. Esperamos, num futuro próximo.”
Os próximos dois aviões modernizados devem ser entregues até o final deste ano ao Esquadrão Adelphi. As unidades sediadas em na Base Aérea de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, esquadrões Poker também passarão pelo processo de modernização.
Cadela Linda, da raça golden retriever, atravessa arco de fogo durante treinamento na Academia da FAB em Pirassununga (SP)
Foto: FAB / Divulgação
Rottweiler Bories, 4 anos, tem treinamento de guarda e proteção
Foto: FAB / Divulgação
Pastora alemã Laica (esq.), golden retriever Linda (centro) e o labrador Heros posam para fotos na Academia da FAB
Foto: FAB / Divulgação
Segundo a FAB, cães são treinados em várias áreas para suporte em missões
Foto: FAB / Divulgação
Cães são empregados em missões de guarda e proteção e de busca a entorpecentes e materiais suspeitos
Foto: FAB / Divulgação
Atento ao chamado do treinador, Bories faz saudação para fotógrafo
Foto: FAB / Divulgação
FAB apresenta os "melhores amigos" dos combatentes
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Labradores Heros e Zeus fazem parte do grupo treinado na Academia da FAB, em Pirassununga (SP)
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HMD projeta informações na viseira do capacete usado por pilotos da FAB
Foto: FAB / Divulgação
Equipamento dá mais agilidade aos pilotos dos F-5M brasileiros
Foto: FAB / Divulgação
HMD é integrado com sensores de mira de mísseis empregados nos F-5M
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Antes da confecção dos capacetes, é necessário tirar as medidas exatas da cabeça de cada piloto
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Cada piloto deve ter seu próprio capacete personalizado
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Capacetes de última geração são fabricados na Base Aérea de Canoas (RS)
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Militar instala sensores eletrônicos do HMD
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Unidade eletro-óptica projeta dados e imagens diretamente na viseira do capacete
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Processo de calibragem é a última etapa na linha de produção
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Capacetes dotados de HMD estão pronto para uso
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Pilotos testam capacetes com mira recém-fabricados
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No detalhe, é possível ver o sensor acoplado ao canopy (cobertura) da cabine do F-5M, que permite identificar o ângulo de visão do piloto
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Novo equipamento é empregado nos caças modernizados F-5M
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Pilotos usarão nova tecnologia na vigilância do espaço aéreo brasileiro durante a Copa das Confederações
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Dois utilitários usados pelo Vaticano embarcaram em avião da FAB em Roma
Foto: FAB / Divulgação
Papamóvel se tornou célebre em desfiles do Pontífice
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Avião da FAB levará veículos ao Brasil antes da visita do Papa