Filipinas suspendem compra de frango do Brasil por Covid
Decisão foi tomada após a China detectar o vírus na carne
O governo das Filipinas anunciou nesta sexta-feira(14) a suspensão temporária das importações de carne de frango do Brasil, após a China afirmar ter encontrado indícios do novo coronavírus Sars-CoV-2 em um carregamento de asas de frango produzidas no país.
A decisão foi informada pelo Departamento de Agricultura das Filipinas à agência Reuters, que não revelou por quanto tempo a medida será válida.
Em comunicado, o governo de Rodrigo Duterte afirmou que a proibição ocorre em decorrência dos relatórios recentes da China e está em conformidade com a Lei de Segurança Alimentar do país para regulamentar os operadores de empresas de alimentos e proteger os consumidores filipinos.
Apesar da medida, as Filipinas garantiram aos cidadãos que os frangos que estão disponíveis no mercado podem ser consumidos em segurança.
A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), que representa os frigoríficos do país, disse, por sua vez, que até o momento não foi notificada formalmente sobre a eventual suspensão das exportações.
Atualmente, o Brasil responde por cerca de 20% das importações de frango para o país asiático e já vendeu US$31,4 milhões, o equivalente a 50,3 mil toneladas, aproximadamente 2% das exportações brasileiras, entre janeiro e julho.