Governo requisita estoques de fabricantes de seringas para vacinar contra Covid
O Ministério da Saúde anunciou na noite de segunda-feira que irá requisitar os estoques excedentes dos fabricantes de seringas e agulhas do país como parte dos preparativos para a campanha de vacinação contra a Covid-19.
"Isso, enquanto não se concluiu o processo licitatório normal, que será realizado o mais breve possível. Essa requisição visa a atender às necessidades mais prementes para iniciar o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra a Covid-19", disse a pasta por meio da assessoria de imprensa.
A pasta disse ainda que aguarda a informação sobre as quantidades disponíveis em estoque e que pretende iniciar o pregão para compra desses insumos "o mais rápido possível".
O anúncio da requisição pelo ministério acontece depois de uma licitação aberta pela pasta no final do ano passado ter conseguido comprar apenas cerca de 8 milhões de unidades dos insumos, quando a intenção era adquirir mais de 330 milhões.
Vem também depois de o governo anunciar que passará a exigir uma licença especial para que fabricantes de seringas e agulhas exportem esses produtos para outros países.