Governo tentará manter capitalização na reforma, diz Onyx
Parecer de Samuel Moreira excluiu essa modalidade; texto atual aparenta viabilidade
O ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, afirmou nesta quinta-feira que está trabalhando junto a líderes no Congresso e do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), para tentar manter o sistema de capitalização na proposta de reforma da Previdência.
Segundo Onyx, o novo sistema de capitalização é o único ponto que o governo pretende recuperar entre os itens que devem ficar fora do parecer sobre a proposta de reforma previdenciária a ser apresentado nesta quinta-feira pelo relator da matéria, deputado Samuel Moreira (PSDB-SP).
Caso a capitalização seja de fato retirada do texto, o governo pretende apresentar uma emenda de plenário para tentar aprovar o novo regime, acrescentou o ministro em café da manhã com jornalistas.
Na quarta-feira, o relator adiantou que as mudanças no Benefício de Prestação Continuada (BPC) e na aposentadoria rural e o modelo de capitalização estarão fora de seu parecer.
No café da manhã, Onyx afirmou ainda que Estados e municípios terão que trabalhar para conseguirem sua inclusão na reforma da Previdência, uma vez que o governo federal não vai trabalhar nesse sentido.