Guajajara mantém meta de 14 demarcações em 2023
Ministra prevê novas homologações para agosto
Por Lucas Rizzi - A ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara (PSOL), disse estar confiante de que o governo federal atingirá a meta de homologar 14 demarcações de terras até o fim do ano.
O controle sobre esse processo passou para o Ministério da Justiça, chefiado por Flávio Dino (PSB), após uma manobra articulada pelo "centrão" no Congresso Nacional, porém os decretos referentes a seis reservas indígenas já foram assinados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em abril passado.
"Estamos caminhando para assinar mais algumas ainda em agosto, e estou confiante de que até o final do ano a gente possa alcançar a meta das 14 terras", disse Guajajara em entrevista à ANSA.
Segundo a ministra, são processos que já passaram da etapa da portaria declaratória, atribuição transferida para o Ministério da Justiça, ou seja, que já estão na reta final.
Sobre o esvaziamento de sua pasta, Guajajara afirmou que está se adequando à nova estrutura e que o Ministério dos Povos Indígenas ainda tem "muito trabalho a fazer". "E creio que com essa mudança para o Ministério da Justiça, tendo o ministro Flávio Dino como responsável, não haverá nenhum prejuízo", garantiu. .