"Há uma grande desolação", afirma Moro em velório de Teori
Ministro do Supremo está sendo velado no Tribunal Regional Federal em Porto Alegre
O juiz Sérgio Moro foi uma das primeiras figuras públicas a chegar ao velório do ministro Teori Zavascki, morto na última quinta-feira em um desastre de avião no Rio de Janeiro. A cerimônia ocorre na sede do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, em Porto Alegre. Na ocasião, Moro afirmou que "há uma grande desolação da magistratura, de todos que o conheciam, especialmente aqui da 4ª Região, onde ele construiu sua carreira”.
Além disso, o juiz federal reforçou o papel fundamental de Zavascki nas investigações da Lava Jato: "acredito que pela qualidade, relevância e importância desses serviços que ele prestava e pela situação difícil desses processos, ele foi um grande herói”, destacou Moro.
O ministro José Antônio Dias Toffoli também esteve presente na cerimônia. Bastante emocionado, falou à imprensa sobre a amizade que mantinha com Zavascki e destacou a humildade e a simplicidade do magistrado. "Estamos sofrendo muito com essa passagem, e eu não poderia deixar de vir aqui dar um beijo nesse amigo", ponderou.
A chegada do presidente Michel Temer está confirmada e é aguardada para o começo da tarde. Do lado de fora, populares aguardam para dar adeus ao ministro. Professora e advogada, Leda Valente foi ao velório para deixar sua homenagem em forma de cartaz: "eu não poderia deixar de vir aqui dar adeus", falou.
No hall de entrada do TRF, coroas de flores faziam companhia à imagem do ministro na galeria de ex-presidentes da Casa, posição que ocupou por muitos anos antes de se tornar ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). O acesso ao espaço onde está a esquife foi restrita a um número pequeno de cinegrafistas e fotógrafos, a pedido da família. O sepultamento está marcada para o final da tarde no cemitério Jardim da Paz.