Idosa centenária ganha ação contra Previdência após 23 anos
Uma idosa de 107 anos conseguiu na Justiça direito a receber salário mínimo integral de aposentadoria após mais de 20 anos de batalhas nos tribunais. As informações são do Jornal Nacional.
Geralda – como é identificada pela reportagem – entrou com outros 869 trabalhadores de Trindade, Goiás, com uma ação em 1991. Eles ganhavam, na época, meio salário mínimo. Metade dos autores da ação já morreu e o dinheiro deles fica com os herdeiros.
“Eu pensava que esse dinheiro eu não pegava ele, não”, afirma. Ela foi ao banco receber R$ 11,5 mil referentes a um período de três anos em que deveria ter recebido o salário integral.
Éder Jorge, juiz da cidade, atribui a demora à grande quantidade de cálculos e recursos no processo. “Esse benefício, ainda que tarde, por inúmeros juízes que passaram pelo processo, foi reconhecido e isso é uma mensagem às pessoas que tem que persistir e acreditar”, afirma o magistrado.
Geralda já tem destino para o dinheiro: ela quer reformar a antiga casa onde morou por quatro décadas. A idosa teve que abandonar a residência devido à fragilidade da estrutura.