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Illy diversifica produtos e canais de venda no Brasil para enfrentar crise

22 dez 2020 - 11h23
(atualizado às 12h17)
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Com o fechamento de bares, restaurantes e hotéis devido à pandemia do novo coronavírus, a empresa italiana illycaffè redirecionou seu foco no mercado brasileiro em 2020 para o consumo doméstico, diversificando produtos e canais de venda para enfrentar a crise.

Frederico Canepa, diretor-geral da illycaffè no Brasil
Frederico Canepa, diretor-geral da illycaffè no Brasil
Foto: Divulgação / Ansa - Brasil

Os setores hoteleiro e de bares e restaurantes compunham a base da operação da companhia no Brasil, mas a Covid-19 apenas acelerou uma tendência que já estava em andamento.

"Até 2018, mais de 80% do nosso negócio estava baseado no consumo fora de casa, nos melhores estabelecimentos do país", diz Frederico Canepa, diretor-geral da multinacional italiana no Brasil.

"Independentemente da crise, porém, já estávamos incrementando nossos esforços para atingir o consumo doméstico, pois acreditamos haver uma simbiose entre os dois canais, na qual o consumidor quer repetir em casa o que experimenta nos melhores locais que frequenta", explica.

A illycaffè já vinha investindo em novos produtos e canais de venda desde 2019, o que a deixou preparada para enfrentar a crise provocada pela pandemia no ano seguinte. "Decidimos importar da matriz novos produtos mirando o consumidor doméstico", conta Canepa.

Isso inclui máquinas Iperespresso mais acessíveis e novos tipos de produtos, como cápsulas Iperespresso, café Arabica Selection (em grão e moído) e illy Instant, além de acessórios, como novas linhas da illy Art Collection, canecas e exclusivas cafeteiras Moka Alessi.

"Investimos em uma nova plataforma de e-commerce muito mais moderna, bonita e amigável, unificada à plataforma mundial da illycaffè, além de investir em marketing digital", diz o diretor-geral da empresa no Brasil.

Já no varejo, a companhia fechou uma parceria com a Rede OBA para difundir seus produtos entre consumidores de supermercados de uma maneira "mais elegante e amigável", segundo Canepa.

A estratégia se completou com as cápsulas de alumínio da illy, que são compatíveis com máquinas domésticas de outras marcas. "O lema da illy sempre foi levar o melhor café a todas as pessoas do mundo, mesmo àquelas que ainda não possuam as máquinas Iperespresso", afirma o executivo.

O resultado de todas essas iniciativas já é visível: em 2020, os produtos e canais de consumo doméstico já respondem por mais da metade do faturamento da illycaffè no Brasil. "Tal crescimento virá se juntar ao crescente consumo fora de casa, quando ocorrer a normalização da situação sanitária", acrescenta Canepa.

Em 2021, a illycaffè abrirá sua primeira cafeteria-conceito na cidade de São Paulo, inaugurando um novo filão inexplorado na América Latina. O illy caffè oficial da capital paulista oferecerá café, drinks e comidas rápidas para o público, além dos produtos da loja virtual.

"São lojas exclusivas que trazem toda a essência, toda a qualidade e beleza que distinguem a marca", conclui o diretor-geral.   

Ansa - Brasil
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