Incêndio em convento de BH mata religiosa de 85 anos
Defesa Civil interditou parte do convento no qual irmã de 85 anos foi vítima
Um incêndio no Convento São Francisco matou uma irmã de 85 anos na madrugada desta quarta-feira (23) em Belo Horizonte. A Irmã Ísis de Carvalho dormia quando as chamas tomaram o quarto onde ela estava. No início da tarde, a Defesa Civil interditou parte do convento em razão do risco de desabamento em um das lajes.
vídeo do incêndio no convento pic.twitter.com/B8uqaVJerP
— Bombeiros_MG (@Bombeiros_MG) 23 de novembro de 2016
O convento tem três andares e abriga o grupo de Irmãs Clarissas Franciscanas Missionárias do Santíssimo Sacramento. Um muro o separa do Colégio Franciscano Sagrada Família, na Avenida Presidente Carlos Luz, uma das principais e que dá acesso ao Estádio Mineirão. Não houve interrupção das aulas na escola.
As atividades no convento foram transferidas para outras casas da rede, informou, em nota, a congregação.
No início da manhã o trânsito precisou ser alterado na região e quem precisava ir da região da Pampulha ao Centro da capital mineira enfrentou muita lentidão no local por causa do tráfego dos carros de emergência do Corpo de Bombeiros e do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).
Ainda não há informações sobre o que pode ter causado o incêndio, mas ele teria começado por volta de 5h. As divisórias entre os quartos eram de madeira e uma das pessoas que dormia no local fazia uso continuado de oxigênio, segundo os Bombeiros. Além do dormitório, o convento tem ainda uma ala hospitalar.
A BHTrans, empresa que coordena o trânsito de Belo Horizonte, informou que apenas às 9h18 a via foi liberada e o tráfego e todas as vias da avenida haviam sido liberadas.
Além desta ocorrência, os Bombeiros também foram chamados para ajudar funcionários e pacientes de um asilo no Bairro Santa Mônica. O local foi inundado e uma vistoria será feita no prédio para avaliar os riscos. Toda água já tinha escoado no inicio da tarde. Não houve vítimas.