Italcam aponta expectativa por equipe econômica de Lula
Instituição vê possível incremento em investimentos ambientais
O presidente da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura (Italcam), Graziano Messana, afirmou que o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) precisará usar sua "longa experiência política" para lidar com o Congresso e com um país dividido.
"Na democracia, vence a maioria. Lula é o novo presidente em um contexto democrático no qual as eleições transcorreram sem incidentes", declarou Messana.
"Será importante que ele use sua longa experiência política para administrar os precários equilíbrios no parlamento, além de um país claramente dividido em dois", acrescentou.
Segundo o presidente da Italcam, os mercados reagiram com "cautela" à eleição de Lula, uma vez que a "verdadeira reação" é esperada para quando o petista indicar "os nomes da equipe econômica".
"Nas relações com a Itália e o resto do mundo, o Brasil foi o país do Brics que soube atrair mais investimentos estrangeiros. A situação geopolítica atual privilegia mais as oportunidades do que o contexto político. Com Lula, vejo uma continuação desse fluxo de investimentos e até um incremento ligado a alguns potenciais investidores que se sentirão mais em uma zona de conforto em alguns temas, como o ambiental", concluiu Messana.