Script = https://s1.trrsf.com/update-1730403943/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Juiz ordena restituição do passaporte de Lula

Ex-presidente ficará liberado para viajar ao exterior

2 fev 2018 - 18h25
(atualizado às 18h27)
Compartilhar
Exibir comentários

O juiz Bruno Apolinário, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), em Brasília, ordenou nesta sexta-feira (2), em decisão liminar, a devolução do passaporte do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que volta a estar livre para viajar ao exterior.

Juiz ordena restituição do passaporte de Lula
Juiz ordena restituição do passaporte de Lula
Foto: EPA / Ansa - Brasil

O nome do líder petista também será retirado do Sistema Nacional de Procurados e Impedidos da Polícia Federal, uma lista de pessoas proibidas de deixar o país. O passaporte de Lula havia sido apreendido por decisão do juiz Ricardo Leite, da 10ª Vara Federal de Brasília, por "risco de fuga".

O pedido havia sido feito pelo Ministério Público Federal (MPF), com o argumento de que o ex-presidente tem "bom trânsito" com outros governantes. Leite é o mesmo juiz que havia suspendido as atividades do Instituto Lula, em maio passado.

Por conta da apreensão do passaporte, o ex-presidente teve de cancelar uma viagem a Adis Abeba, capital da Etiópia, onde participaria de evento da União Africana sobre combate à fome. Em 24 de janeiro, ele foi condenado em segunda instância a 12 anos e um mês de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no "caso triplex".

Com isso, Lula já corre o risco de ser preso, caso o juiz Sérgio Moro assim decidir.

Ansa - Brasil
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade