Lava Jato apresenta denúncias contra Odebrecht e Santana
A força-tarefa da operação Lava Jato apresenta nesta quinta-feira denúncias contra o ex-presidente da empreiteira Odebrecht Marcelo Odebrecht e o marqueteiro do PT nas últimas eleições presidenciais, João Santana, entre outros, informou o Ministério Público Federal do Paraná.
Os procuradores da Lava Jato vão apresentar duas denúncias separadas, a primeira delas contra Santana e pessoas ligadas à Petrobras, como o ex-diretor Renato Duque, e a segunda envolvendo Marcelo Odebrecht, novamente Santana e o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto, entre outros.
A primeira denúncia, que tem Santana entre os acusados, é relativa à 23ª fase da operação Lava Jato, na qual o marqueteiro foi preso por suspeita de ter recebido pagamentos milionários ilegais no exterior provenientes do esquema de corrupção na Petrobras por serviços prestados para campanhas eleitorais do PT no Brasil.
A segunda denúncia se refere à 26ª fase da operação, que teve como alvo principal a Odebrecht, acusada de realizar pagamento sistemático de propinas por meio de um setor especializado para obter contratos em várias áreas de actuação da empresa, além do esquema envolvendo a Petrobras.
No total 17 pessoas foram denunciadas nesta quinta.