Lava Jato: empreiteiras querem pagar por perdão do governo
Empresas apresentaram proposta de pagamento integral de ressarcimento para não serem impedidas de fazer negócios com o governo
As empreiteiras envolvidas no caso da Lava Jato fizeram uma proposta para o governo federal em que propõem o pagamento integral de indenizações em troca de perdão pelo prejuízo causado no caso de corrupção envolvendo a Petrobras. As informações são do jornal Folha de S. Paulo.
As empresas querem ainda que o acordo de ressarcimento dos valores desviados passe da Controladoria Geral da União (CGU) para a Advocacia Geral da União (AGU). Hoje, o maior receio delas é que a Justiça as condene a não poderem mais firmar contratos com o poder público, levando muitas delas à falência.
Siga o Terra Notícias no Twitter
Uma outra punição às empresas proposta nesta nova fórmula seria que parte do ressarcimento ocorresse em forma de ações que dão poder decisório no comando das empresas. Os papéis seriam posteriormente leiloados no mercado.
A proposta enfrenta dificuldades para ser aceita tanto pelo governo como pelo Ministério Público Federal (MPF). Ministros avaliam que aceitar as condições poderia passar a ideia de que o governo está salvando as empresas que cometeram crimes. O MPF, que conduz processos de indoniedade paralelos, já se manifestou a favor de um acordo do tipo.