Entenda o grupo Odebrecht e sua relação com a Petrobras
Presidente do grupo, Marcelo Odebrecht, foi preso após investigações da Operação Lava Jato
Nesta sexta-feira (19), o presidente do grupo Odebrecht, Marcelo Odebrecht foi preso durante a 14ª fase da Operação Lava Jato. As acusações que levaram à prisão do empresário apontam que a empreiteira foi uma das empresas que liderou o superfaturamento dos contratos da Petrobras. Marcelo Odebrecht foi preso em sua casa, no Morumbi, nesta sexta-feira (19) enquanto policiais federais cumpriram mandados de busca e apreensão.
As investigações que resultaram na 14ª fase da Operação Lava Jato – que investiga esquema de lavagem e desvio de dinheiro envolvendo a Petrobras e grandes empreiteiras e políticos – mostraram que a Odebrecht efetuava pagamento de propina a agentes públicos e políticos por meio de contas no exterior.
Siga Terra Notícias no Twitter
Mas afinal, quem é o grupo Odebrecht?
A organização foi criada em 1944, na Bahia, com o engenheiro Norberto Odebrecht, e a partir de então se expandiu para outros estados brasileiros e abriu filiais internacionais em Portugal, Angola, Estados Unidos e Emirados Árabes Unidos.
No Brasil, a empreiteira foi responsável pelos projetos e construção do Teatro Castro Alves, em Salvador, Teatro Amazonas, em Manaus, o Aeroporto Internacional de Galeão e o edifício sede da Petrobrás, no Rio de Janeiro, em 1969.
Considerada um dos maiores grupos petroquímicos da América do Sul, com a criação da Odebrecht Perfurações Ltda. – responsável pela perfuração de polos de petróleo – a Odebrecht começou sua parceria com a Petrobras em 1953, ao realizar a primeira obra para a estatal.
Atualmente, a Odebrecht, maior empreiteira do país, é acusada de ser a líder de um cartel de empreiteiras que participavam de um esquema da Petrobras de desvio de dinheiro.
Marcelo Odebrecht ocupava o cargo de diretor-presidente do grupo desde o final de 2008. Nas investigações da Operação Lava Jato, o empresário é acusado de ser o principal líder do cartel das empreiteiras envolvidas em crimes de lavagem de dinheiro e pagamento de proprina a partir de contas no exterior.