Lula consegue suspender depoimento em processo da Zelotes
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva conseguiu na Justiça suspender um depoimento que teria de prestar na próxima segunda-feira em um dos processos a que responde pela operação Zelotes, no momento que realiza uma caravana por 14 cidades mineiras.
O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) concedeu liminar em que suspendeu os depoimentos do ex-presidente e do filho dele, Luís Cláudio Lula da Silva, marcados para a próxima semana no processo a que eles respondem por suspeita de irregularidades na compra de caças suecos pelo Brasil em 2013.
O depoimento de Lula estava marcado para a próxima segunda-feira e a do filho dele, para a sexta-feira da semana que vem na ação que tramita perante a 10ª Vara Federal em Brasília.
Entre outras questões, a defesa dos dois questionaram no recurso ao TRF-1 que, antes da realização dos depoimentos, é necessário concluir a fase dos depoimentos das testemunhas do processo.
O desembargador Néviton Guedes, do TRF-1, concordou com os argumentos da defesa e suspendeu os depoimentos.
"No caso presente, como se viu e se demonstrou, mais se justifica tal conclusão, quando se verifica que não há qualquer fundamento plausível e legalmente válido a justificar a inversão do rito processual", disse o desembargador, em decisão tomada na terça-feira.