Lula recebe hoje o presidente da Itália, Sergio Mattarella
Líderes devem discutir G20, Aliança contra Fome e UE-Mercosul
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebe nesta segunda-feira (15), em Brasília, seu homólogo italiano, Sergio Mattarella, com quem deve discutir assuntos como o G20, a Aliança Global contra a Fome e o acordo entre Mercosul e União Europeia.
O chefe de Estado italiano chegou no domingo (14) em Brasília, primeira etapa de uma visita que ainda incluirá Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador.
Essa é a primeira viagem de um presidente da Itália ao Brasil em 24 anos e ocorre no âmbito do aniversário dos 150 anos da imigração italiana no país. A visita também acontece um mês depois de Lula ter viajado à Itália para a cúpula do G7.
Os dois líderes se reunirão às 11h no Palácio do Planalto, onde devem assinar uma série de acordos bilaterais, incluindo a renovação de um pacto sobre reconhecimento recíproco de carteiras de habilitação. Em seguida, às 13h, Lula oferecerá um almoço no Itamaraty, de acordo com o Palácio do Planalto.
O petista e Mattarella devem debater o diálogo entre o G20, presidido pelo Brasil, e o G7, comandado pela Itália, o combate à fome e à desigualdade, o acordo Mercosul-UE e o enfrentamento às mudanças climáticas.