Script = https://s1.trrsf.com/update-1731943257/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Lula recebe Xi sob rígido esquema de segurança

Comitiva chinesa reservou hotel inteiro em Brasília

20 nov 2024 - 11h59
(atualizado às 12h40)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente da China, Xi Jinping, foi recebido nesta quarta-feira (20) pelo mandatário Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Palácio da Alvorada, em Brasília, durante uma visita de Estado marcada por um rigoroso esquema de segurança.

    A Esplanada dos Ministérios, principal avenida da cidade, amanheceu parcialmente interditada, com reforço das forças de segurança posicionadas em pontos estratégicos.

    O governo chinês reservou todas as acomodações de um hotel próximo ao Palácio da Alvorada, que está sem hóspedes desde segunda-feira (18), com exceção do ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), que permaneceu no local.

    Para garantir a privacidade e a segurança da comitiva chinesa, tapumes foram instalados na entrada do hotel, e simulações da chegada do comboio presidencial foram realizadas. Além disso, funcionários do hotel foram substituídos por pessoal contratado pelas autoridades de Pequim.

    Por sugestão do governo chinês, o Brasil alterou o cerimonial tradicional das visitas de governantes estrangeiros.

    O encontro entre Lula e Xi, que normalmente seria realizado no Palácio do Planalto, ocorre no Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência. O acesso ao local permanece completamente bloqueado desde a terça-feira (19).

    A presença da imprensa também foi limitada. O governo brasileiro priorizou a entrada de cinegrafistas e fotógrafos no Alvorada, mas permitirá um número maior de jornalistas no jantar oferecido por Lula a Xi na noite desta quarta, no Palácio Itamaraty. .

Ansa - Brasil
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade