Marcas driblam politicamente correto para produzir conteúdo
- Hermano Freitas
- Direto de São Paulo
A tendência da visão predominante do politicamente correto no Brasil e no mundo precisa ser driblada por marcas que produzem conteúdo. Esta é a conclusão do primeiro debate desta manhã no 5° MediaOn, seminário internacional de jornalismo online realizado em São Paulo.
O diretor de Marketing da Nissan, Murilo Moreno, e o diretor de Inovação e Criatividade da Coca-Cola, Gian Martinez, contaram como suas marcas administram a questão. Segundo Moreno, que apresentou o case dos "Pôneis Malditos", que foi investigada pelo Conar (órgão que fiscaliza a propaganda no País, o politicamente correto se instalou no País e as marcas precisam se adaptar.
"O politicamente correto é cultural, é uma questão de as minorias se posicionarem, não adianta achar que é passageiro. O humor de hoje em dia é diferente de 40 anos atrás. Entender o momento da cultura", disse. Moreno citou o humor dos Trapalhões, marcado por traços que indicavam o racismo e o preconceito de origem, para mostrar a evolução dos conceitos.
Martinez preferiu dizer que a Coca-cola tem uma história de se posicionar como "culturalmente correta". Ele citou um comercial do início do século passado, anterior à liberação feminina, que colocou a marca na vanguarda da conquista das mulheres.
"Em 1918 a Coca-cola colocou um anúncio de uma mulher sozinha. A mulher estava sozinha em um bar e isso não fazia dela uma... entendemos. O que buscamos é ser culturalmente correto. Nossa posição não vai necessariamente de encontro com as políticas vigentes. Este é o papel de uma marca livre", declarou.
MediaOn
O MediaOn, encontro realizado anualmente pelo Terra e Itaú Cultural, é um dos principais fóruns de debates sobre jornalismo digital e novas mídias. O evento será transmitido ao vivo entre os dias 22 e 24 de novembro.
Criado por jornalistas e profissionais da internet, o MediaOn reedita a curadoria dos jornalistas Antonio Prada, diretor de Mídia do Terra, Fernanda Cerávolo, gerente de Mídia do Google, e Jaime Spitzcovsky, colunista da Folha de S. Paulo. A produção executiva é de Felipe Morales Fonseca e Paula Grinover com a equipe do Itaú Cultural.
Os debates contam com a presença de representantes de veículos brasileiros, da América Latina, Europa e Estados Unidos. O tema do evento deste ano é "A transformação do ciclo da notícia, a revolução na indústria cultural e os efeitos na produção de conteúdo criativo".