MediaOn aborda a disputa entre anúncios e o conteúdo jornalístico
Intitulado "E o conteúdo virou mantra", o debate que abre o terceiro dia da 5ª edição do MediaOn - Seminário Internacional de Jornalismo Online, realizado em São Paulo, tratará da disputa por espaço entre anúncios comerciais e produtos jornalísticos. Tanto no jornal imprenso quanto na web, a crescente proximidade entre os dois tipos de conteúdo produziu um novo cenário.
O primeiro debate do dia 24 de novembro, que ocorrerá às 9h30 no Instituto Itaú Cultural, tratará como anunciantes produzem e distribuem seus conteúdos, que, de certa forma, entram em conflito por espaço com o jornalismo. Convidado para responder questões sobre como se dá a relação entre marcas, veículos e audiência, o diretor de Marketing da Nissan, Murilo Moreno, é formado em publicidade e tem mestrado em Marketing. Ele foi professor da ESPM e ganhou o prêmio Caboré de Homem de Marketing em 2001.
A discussão ainda prevê analisar como são traçados, quais são os limites dessa disputa e de que forma isso é visto e recebido pelo público. Para debater com Moreno, foi chamado o diretor de Inovação e Criatividade da Coca-Cola, Gian Martinez, que, desde 2007, lidera o pensamento criativo de todas as marcas da empresa no Brasil.
Martinez foi um dos autores da visão da companhia sobre o futuro do conteúdo apresentado no festival de Cannes em 2011, quando a Coca-Cola foi premiada com 11 leões, sendo nove da América Latina. Ele ainda representou o Brasil como o melhor Young Planner no festival de Cannes de 2007.
Curador do MediaOn, o jornalista Jaime Spitzcovsky mediará o encontro. Atualmente, ele integra o Grupo de Análise de Conjuntura Internacional da Universidade de São Paulo. Spitzcovsky foi correspondente da Folha de S. Paulo em Moscou e em Pequim. Ele ocupou o cargo de editor internacional do jornal e fez coberturas jornalísticas em mais de 40 países.
MediaOn
O MediaOn, encontro realizado anualmente pelo Terra e Itaú Cultural, é um dos principais fóruns de debates sobre jornalismo digital e novas mídias. O evento será transmitido ao vivo entre os dias 22 e 24 de novembro.
Criado por jornalistas e profissionais da internet, o MediaOn reedita a curadoria dos jornalistas Antonio Prada, diretor de Mídia do Terra, Fernanda Cerávolo, gerente de Mídia do Google, e Jaime Spitzcovsky, colunista da Folha de S. Paulo. A produção executiva é de Felipe Morales Fonseca e Paula Grinover com a equipe do Itaú Cultural.
Os debates contam com a presença de representantes de veículos brasileiros, da América Latina, Europa e Estados Unidos. O tema do evento deste ano é "A transformação do ciclo da notícia, a revolução na indústria cultural e os efeitos na produção de conteúdo criativo".