No debate "Quem são os agentes da nova era do jornalismo", do 4º Seminário Internacional de Mídia Online (MediaOn), realizado na tarde desta quarta-feira, em São Paulo, o editor de interatividade e desenvolvimento de mídias sociais na BBC News Matthew Eltringham, afirmou que com a consolidação das mídias sociais é necessário abrir a cortina e mostrar como o jornalismo é feito.
"As redes sociais exigem um jornalismo mais transparente e nos levarão para um jornalismo mais honesto. Elas exigem transparência e prestação de contas. Sempre haverá alguém que sabe mais sobre o que você está escrevendo", disse.
De acordo com ele, as habilidades nas mídias sociais são imprescindíveis para o jornalismo do século XXI. "O jornalista precisa saber o que funciona em cada mídia social. Cada uma delas tem a sua especificidade."
Eltringham disse que pesquisas apontam que os usuários passam 1 minuto no site da BBC e 11 no Facebook. "Se você não estiver lá, estará perdendo audiência. É preciso engajar a audiência em seu jornalismo", disse.
Para Julian Gallo, jornalista argentino especializado em tecnologia e meios interativos, o bom jornalismo precisa suspeitar de tudo o que é publicado nas redes sociais.
"Eu, às vezes, não acredito nem no que eu toco. Os mecanismos que uma corporação de notícias tem para verificar a autenticidade dos conteúdos são amplos. Mas há informações que são impossíveis de ser verificadas. É preciso ter senso comum sobre quais são as fontes confiáveis", disse.
MediaOn
O MediaOn, encontro realizado anualmente pelo Terra e Itaú Cultural, é um dos principais fóruns de debates sobre jornalismo digital e novas mídias. O evento, que tem apoio das redes de televisão CNN e BBC, tem transmissão ao vivo e é realizado entre os dias 9 e 11 de novembro.
Os debates contam com a presença de representantes de veículos brasileiros, da América Latina, Europa e Estados Unidos. O tema do evento deste ano é "Os novos caminhos do jornalismo: o que a audiência quer consumir e como?".
O painel 4 discutiu quem são os agentes da nova era do jornalismo e como os jornalistas devem se preparar para conviver com uma realidade em que as informações chegam de todos os lados
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra
Painel 4: mídias sociais versus sites de jornalismo e a caça do furo e do leitor
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra
Matthew Eltringham (E) é um dos principais experts em mídias sociais da BBC News. Atualmente lidera um programa de treinamento em mídias sociais para jornalistas de todas as operações de notícias da BBC
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra
O painel 4, realizado das 17h30 às 19h, foi o último da quarta-feira, dia 10 de novembro
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra
O editor de interatividade e desenvolvimento de mídias sociais na BBC News Matthew Eltringham afirmou no Painel 4 que é necessário abrir a cortina e mostrar como o jornalismo é feito
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra
O MediaOn, encontro realizado anualmente pelo Terra e Itaú Cultural, é um dos principais fóruns de debates sobre jornalismo digital e novas mídias
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra
Matthew Eltringham (E), da BBC News, e Julian Gallo (D), do Clarín, foram mediados no Painel 4 por Silvia Bassi, publisher da IDG Brasil
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra
Para Julian Gallo, jornalista argentino especializado em tecnologia e meios interativos, o bom jornalismo precisa suspeitar de tudo o que é publicado nas redes sociais
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra
"Os mecanismos que uma corporação de notícias tem para verificar a autenticidade dos conteúdos são amplos. Mas há informações que são impossíveis de ser verificadas. É preciso ter senso comum sobre quais são as fontes confiáveis", disse Gallo
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra
"As redes sociais exigem um jornalismo mais transparente e nos levarão para um jornalismo mais honesto. Sempre haverá alguém que sabe mais sobre o que você está escrevendo", afirmou Matthew Eltringham
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra
Matthew trabalhou como jornalista nas operações de rádio, TV e online da BBC e foi editor do programa "Breakfast with Frost"