Script = https://s1.trrsf.com/update-1731009289/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

MediaON

MediaOn debate ciclo da notícia, indústria cultural e conteúdo criativo

22 nov 2011 - 10h25
(atualizado às 15h40)
Compartilhar

Começa nesta terça-feira a 5ª edição do MediaOn - Seminário Internacional de Jornalismo Online, que será realizado até quinta-feira no Instituto Itaú Cultural, em São Paulo. O evento discutirá, em uma série de debates e palestras, temas como o papel transformador das redes sociais na cobertura midiática de 2011, a revolução digital na indústria cultural e as mudanças no ciclo da notícia.

Veja a programação do evento

Inscreva-se já

No primeiro dia de debates, o evento será fechado apenas para convidados e será transmitido para todos ao vivo no site do MediaOn (www.mediaon.com.br).

Uma das presenças mais esperadas do evento é o editor-executivo do ProPublica, primeiro portal de notícias da internet a vencer um Prêmio Pulitzer, Stephen Engelberg. Participarão também Meg Pickard, diretora de Estratégias para Mídias Sociais do grupo britânico Guardian News & Media; o gerente de expansão do Facebook no Brasil, Ricardo Sangion; Mino Carta, diretor de redação da revista Carta Capital; e Fabio Altman, editor-executivo da revista Veja.

As escolha dos temas abordados nesta 5ª edição do MediaOn se deu a partir das principais ocorrências no último ano envolvendo mídia e comunicação. Se o "boom" das ferramentas de financiamento colaborativo é um dos exemplos que levaram o evento a discutir as novas formas de relação entre artista-indústria-público, o uso da internet em conflitos mundiais originou o debate sobre o papel transformador das redes sociais nas notícias de 2011.

Tomando como exemplo os casos de Londres e Egito, o terceiro painel do último dia do seminário procurará entender a interferência das ferramentas online na divulgação de notícias. Para debater a questão foram convidados o pesquisador e gerente do projeto de Tecnologia da Informação e Política do Islã da universidade de Washington Muzammil Hussain e o diretor de tecnologia editorial do Huffington Post, Conor White-Sullivan. O jornalista, colunista do jornal Estadão e comentarista do RedeTV News, José Roberto Toledo, atuará como mediador da discussão.

Chamados para falar no último painel de quarta-feira, o executivo e produtor Marcos Maynard, o produtor Cláudio Prado e o músico, DJ e agitador cultural Tatá Aeroplano discutirão sobre a revolução digital na indústria cultural e seus efeitos na criação, produção e distribuição desses produtos.

O MediaOn abre espaço também para profissionais que viraram fenômeno na rede e se transformaram em veículos de si próprios: os apresentadores e comediantes Marco Luque e Sabrina Sato encerrarão o evento. A entrada é gratuita, e os ingressos serão distribuídos 30 minutos antes de cada painel. Quem preferir, pode fazer reservas individuais ou para grupos diretamente no site do evento.

MediaOn

O MediaOn, encontro realizado anualmente pelo Terra e Itaú Cultural, é um dos principais fóruns de debates sobre jornalismo digital e novas mídias. O evento será transmitido ao vivo entre os dias 22 e 24 de novembro.

Criado por jornalistas e profissionais da internet, o MediaOn reedita a curadoria dos jornalistas Antonio Prada, diretor de Mídia do Terra, Fernanda Cerávolo, gerente de Mídia do Google, e Jaime Spitzcovsky, colunista da Folha de S. Paulo. A produção executiva é de Felipe Morales Fonseca e Paula Grinover com a equipe do Itaú Cultural.

Os debates contam com a presença de representantes de veículos brasileiros, da América Latina, Europa e Estados Unidos. O tema do evento deste ano é "A transformação do ciclo da notícia, a revolução na indústria cultural e os efeitos na produção de conteúdo criativo".

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra