MediaOn debate novo panorama do consumo de mídia no Brasil
Pesquisa divulgada pelo instituto Data Popular em outubro deste ano apontou um novo panorama no uso do poder aquisitivo das classes sociais brasileiras mais baixas. A C, por exemplo, aumentou seus gastos com serviços (de 49,5% em 2002 para 65,2%), e reduziu com compras (de 50,5% para 34,8%). O segundo painel do dia 23 de novembro da 5ª edição do MediaOn - Seminário Internacional de Jornalismo Online, realizado em São Paulo, discutirá como essa mudança nas classes C e D interfere no consumo de mídia online no Brasil.
Marcado para iniciar às 11h30, o painel tem duração prevista de uma hora e meia, tempo em que os debatedores - Rodrigo Flores, diretor de conteúdo UOL; Renato Meirelles, diretor do Data Popular; e Alex Banks, diretor-executivo do Brasil e vice-presidente da comScore para America Latina - terão para expor suas ideias acerca de quem são esses novos consumidores, como consomem e quais as tendências no campo.
O debate será mediado pelo diretor de Inteligência de Mercado para América Latina do Terra, Marcelo Coutinho. Além de ser o autor dos primeiros trabalhos feitos no Brasil sobre uso de redes sociais digitais na política e na pesquisa de mercado, Coutinho foi pesquisador visitante no Grupo de Tecnologia de Informação da Universidade Harvard e entrevistou diversas personalidades, como o Dalai Lama e Noam Chomsky.
MediaOn
O MediaOn, encontro realizado anualmente pelo Terra e Itaú Cultural, é um dos principais fóruns de debates sobre jornalismo digital e novas mídias. O evento será transmitido ao vivo entre os dias 22 e 24 de novembro.
Criado por jornalistas e profissionais da internet, o MediaOn reedita a curadoria dos jornalistas Antonio Prada, diretor de Mídia do Terra, Fernanda Cerávolo, gerente de Mídia do Google, e Jaime Spitzcovsky, colunista da Folha de S. Paulo. A produção executiva é de Felipe Morales Fonseca e Paula Grinover com a equipe do Itaú Cultural.
Os debates contam com a presença de representantes de veículos brasileiros, da América Latina, Europa e Estados Unidos. O tema do evento deste ano é "A transformação do ciclo da notícia, a revolução na indústria cultural e os efeitos na produção de conteúdo criativo".