MediaOn: diretor do 'Estado' defende resgate da reflexão
- Hermano Freitas
Vagner Magalhães
O diretor de Conteúdo do Grupo Estado, Ricardo Gandour, defendeu no segundo debate desta manhã no 4º Seminário de Mídia Online (MediaOn) um resgate da reflexão na notícia, tanto no processo de produção como na leitura. Dividindo o painel com o colega editor-executivo da Folha de S.Paulo, Sergio Dávila, e com mediação do diretor de redação do Diário de S.Paulo, Leão Serva, Gandour afirmou que a necessidade de produção imediata no jornalismo online pode comprometer a qualidade e que muitas vezes falta o tempo de "pensar na matéria".
» Veja a programação completa do MediaOn
"Antigamente não havia nem celular e o repórter vinha conversando sobre a pauta com o motorista, chegava e ia ao café, conversava, isso fazia com que na hora em que fosse redigir ele já tivesse uma estrutura pronta na cabeça. Acho que talvez falte isso hoje em dia", disse.
Dávila concordou com o colega, mas ponderou que a agilidade dos repórteres mais íntimos do online dá uma combinação perfeita. E cita uma das vantagens do jornalismo na internet. "O retorno imediato de audiência do online é viciante para os mais velhos do impresso", declarou.
MediaOn
O MediaOn, encontro realizado anualmente pelo Terra e Itaú Cultural, é um dos principais fóruns de debates sobre jornalismo digital e novas mídias. O evento, que tem apoio das redes de televisão CNN e BBC, tem transmissão ao vivo e é realizado entre os dias 9 e 11 de novembro.
Os debates contam com a presença de representantes de veículos brasileiros, da América Latina, Europa e Estados Unidos. O tema deste ano é "Os novos caminhos do jornalismo: o que a audiência quer consumir e como?".