MediaOn: editor da Folha vê menor "fidelidade" nos onlines
- Hermano Freitas
Vagner Magalhães
O editor-executivo da Folha de S.Paulo, Sergio Dávila, definiu o profissional dos veículos online como "menos fiel" ao emprego, com maior rotatividade veículos, e com grande capacidade de criar títulos para reportagens com apelo ao leitor, ou como colocou, "sexies".
» Veja a programação completa do MediaOn
No segundo debate desta manhã no 4º Seminário de Mídia Online (MediaOn), com Ricardo Gandour, diretor de Conteúdo do Grupo Estado, foi discutido o processo de convergência nas redações e a forma com que as equipes tiveram se adaptar para produzir para os jornais em papel e as edições eletrônicas.
"Para mim, que estou há 18 anos na Folha, ver um jovem com 20 anos ter passagem em diversos outros veículos é revelador", disse Dávila. Questionado sobre a possibilidade de esta maior circulação por empresas estar relacionada ao salário, o jornalista disse que esta é uma característica do começo da vida profissional. "Todo iniciante ganha menos, mas a integração tende a acabar com esta disparidade", disse.
O colega do Grupo Estado declarou não ver desta forma. "Todo jornalista em início de carreira ganha pouco, antes nós trabalhávamos em edição por qualquer salário", disse.
MediaOn
O MediaOn, encontro realizado anualmente pelo Terra e Itaú Cultural, é um dos principais fóruns de debates sobre jornalismo digital e novas mídias. O evento, que tem apoio das redes de televisão CNN e BBC, tem transmissão ao vivo e é realizado entre os dias 9 e 11 de novembro.
Os debates contam com a presença de representantes de veículos brasileiros, da América Latina, Europa e Estados Unidos. O tema deste ano é "Os novos caminhos do jornalismo: o que a audiência quer consumir e como?".