MediaOn: gerente vê Facebook menos imediatista que Twitter
- Hermano Freitas
- Direto de São Paulo
O gerente de expansão do Facebook no Brasil, Ricardo Sangion, disse nesta tarde, em São Paulo, que a plataforma é "menos imediatista" e tem "mais profundidade" que o Twitter. De acordo com Sangion, que palestrou no 5° MediaOn - Seminário Internacional de Jornalismo Online, usuários do Facebook esperam que o conteúdo postado nesta rede tenha uma maior análise, sem a característica de tempo real do Twitter.
Sangion ilustrou essa afinidade com o aprofundamento, caracterizando o tipo de post que costuma receber um maior número de interações e ser mais compartilhado na rede. "Posts de cinco linhas costumam ter mais sucesso que posts de quatro linhas. As mensagens com foto costumam ter uma penetração e engajamento muito maiores", disse.
O uso do Facebook como ferramenta de trabalho para o profissional de comunicação foi estimulado em sua apresentação. Especialmente na forma de localização de fontes para reportagens a partir de buscas em suas mensagens e interesses. De acordo com o gerente, nesse processo é recomendável que o jornalista tenha um perfil pessoal com seu nome verdadeiro.
Para ele, o profissional pode vir a ser reconhecido além do veículo em que trabalha. "Se o Fulano quer ser mais que o Fulano de tal lugar, o Facebook pode ajudar nisso", afirmou.