Script = https://s1.trrsf.com/update-1731009289/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js

MediaON

MediaOn: guardar notícias para edição impressa virou exceção

11 nov 2010 - 13h09
(atualizado às 14h54)
Compartilhar
Hermano Freitas

Vagner Magalhães

MediaOn começa com debate entre CNN e NYT:
Direto de São Paulo

O segundo debate desta quinta-feira do 4º Seminário de Mídia Online (MediaOn), entre Ricardo Gandour, diretor de Conteúdo do Grupo Estado, e Sérgio Dávila, editor-executivo da Folha de S.Paulo, discutiu o processo de convergência de suas redações e a forma com que as equipes tiveram se adaptar para produzir para os jornais em papel e as edições eletrônicas.

» Veja a programação completa do MediaOn

» Siga o MediaOn no Twitter

De acordo com Gandour, durante esse processo, se perdeu o medo do canibalismo entre o conteúdo produzido para os dois meios. "Guardar para o papel virou exceção. O espírito se inverteu, a instantaneidade virou online, o papel é para análise e o novo projeto favorece isso", declarou Gandour.

Dávila tem opinião semelhante. "Se a notícia for instantânea, perecível, sai instantaneamente. Há uma comunhão de experiências que tem por objetivo derrubar as muralhas das redações".

Ele conta que desde abril, essa convergência foi concluída na Folha de S.Paulo e que a fusão das equipes teve resistências que aos poucos estão sendo diluídas.

"No princípio, essa fusão, de fato, não aconteceu. As editorias do papel, que ainda tem a primasia financeira, criaram guetos. Porém, os refratários a embarcar nesse novo universo são exceção e tendem a desaparecer das redações".

Dávila disse que o importante é que não se percam os princípios editoriais. "Trabalhamos para fazer da redação um centro captador de notícias 24h por dia. Temos pessoas jovens, na faixa dos 20 anos, e outras mais experientes. E todos tem de pensar em jornalismo em todas as plataformas que estão disponíveis", disse.

MediaOn

O MediaOn, encontro realizado anualmente pelo Terra e Itaú Cultural, é um dos principais fóruns de debates sobre jornalismo digital e novas mídias. O evento, que tem apoio das redes de televisão CNN e BBC, tem transmissão ao vivo e é realizado entre os dias 9 e 11 de novembro.

Os debates contam com a presença de representantes de veículos brasileiros, da América Latina, Europa e Estados Unidos. O tema deste ano é "Os novos caminhos do jornalismo: o que a audiência quer consumir e como?".

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Seu Terra