MediaOn: internet vive 2ª explosão com mídia móvel, diz professor
- Mauricio Tonetto
No MediaOn 2012, seminário internacional de jornalismo online que acontece de 4 a 6 de dezembro em São Paulo, as últimas tendências e pesquisas, o futuro da mídia móvel e o planejamento de estratégias para produção e distribuição de notícias em celulares e tablets serão os temas do primeiro painel. Os debatedores Amy Mitchell (Pew Research Center's Project for Excellence in Journalism), Pedro Dória (O Globo) e Terence Reis (Grupo Pontomobi) buscam respostas para a pergunta "Mobile: qual o futuro da notícia?" e tentam explicar o que o professor Eduardo Pellanda (PUC-RS), pós-doutorado em Comunicação Móvel pelo Massachusetts Institute of Technology, classifica de segunda explosão da internet.
Inscreva-se e participe do MediaOn 2012
Siga o MediaOn 2012 no Twitter
Cadastre-se no Rumos Itaú Cultural
"A web móvel não é simplesmente uma versão enxuta da web desktop. Ela tem novos conteúdos, possibilidades e redes, e já se tornou uma ameaça para os jornais impressos. As pessoas têm nos dispositivos móveis alternativas claras para leitura de notícias e previsão do tempo, por exemplo. Esse mercado é uma segunda explosão da internet. Hoje, todo mundo quer ter um site móvel e um aplicativo. Para a comunicação, de uma maneira geral, é excelente", afirmou Pellanda.
Segundo ele, a primeira explosão da internet aconteceu quando as grandes empresas correram para colocar suas marcas na web. Agora, Pellanda explica que o conceito mobile first está se consolidando e deixando para trás o acesso à internet em computadores pessoais: "Com mais gente se conectando por celular e tablet, já se pensa primeiro no móvel. Está ocorrendo uma reviravolta no mercado. As empresas pensam atualmente em coisas mobiles e fazem desktop junto, e não o contrário. As pessoas têm lido jornais inteiros nos smartphones e tablets."
O professor de jornalismo digital da PUC-RS Marcelo Träsel acredita que os dispositivos móveis se tornarão a plataforma padrão de consumo de produtos jornalísticos. Para ele, a internet e as redes de transmissão de dados via telefone móvel transformaram toda a audiência em fonte, muitas vezes involuntária, e abriram diversos caminhos para a interferência do público nas notícias.
"Os serviços de informação (guias, mapas, tutoriais, previsão do tempo, trânsito etc.), bem como entretenimento, vão ser os principais em termos de desenvolvimento. Quanto à imprensa, os dispositivos móveis provavelmente se tornarão a plataforma padrão de consumo de produtos jornalísticos num futuro próximo, mas nada até o momento sugere que essa tecnologia vá trazer grandes modificações para a produção ou a economia das notícias", salientou.
Entre os demais participantes do MediaOn 2012 estão Philip DeBevoise, fundador do Machinima, que falará na abertura do evento sobre "A próxima geração de empresa de mídia". A Copa de 2014 estará em pauta com Juca Kfouri (Folha de S. Paulo), Bob Fernandes (Terra Magazine), Walter de Mattos Jr. (Lance!) e Andrew Jennings (Transparency in Sports) no painel "O jogo da informação na Copa do Mundo no Brasil".
A influência da tecnologia na produção, distribuição e customização de conteúdos será tema do painel que reunirá Burt Herman, CEO do Storify e fundador do Hacks/Hackers, e Carmela Ríos, vencedora do Prêmio de Jornalismo Ortega y Gasset 2012. Outro destaque é Guilherme Glezer (Nike), que debaterá "A nova realidade da publicidade: como o meio e a mensagem estão se adaptando ao novo contexto digital".
MediaOn e Rumos 2012
A 6ª edição do MediaOn - Seminário internacional de jornalismo online e o 4º Seminário Internacional Rumos Jornalismo Cultural irão discutir o jornalismo e a comunicação no século 21 e como o novo jornalista se comporta - ou deveria se comportar - diante dos fenômenos causados pelas redes sociais, colaboração e mobilidade. Os encontros são promovidos pelo Terra, maior empresa latino-americana de mídia digital, e o Itaú Cultural entre os dias 4 e 7 de dezembro. Em 2012, o evento conta ainda o apoio da Online News Association, dos Estados Unidos.
O seminário é aberto a jornalistas, profissionais de mídia e publicidade, executivos, pesquisadores e estudantes e será transmitido ao vivo pelo Terra na web, em celulares e tablets. O MediaOn reúne, anualmente, profissionais do Brasil e do mundo para discutir grandes temas do setor como o futuro da mídia, o impacto das novas tecnologias e como mercado de notícias em geral está lidando com as mudanças no meio. Nas últimas edições, contou com profissionais de veículos como BBC, The New York Times, CNN, Globo, Facebook, The Guardian, Pro-Publica, Google, Microsoft, Clarín, Folha de S. Paulo, Estado de S. Paulo e Abril, além de agências, anunciantes e especialistas.