MediaOn: Luque e Sabrina rejeitam tomar lugar de jornalistas
24 nov2011 - 19h34
(atualizado às 19h44)
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Hermano Freitas
Direto de São Paulo
Celebridades da televisão, onde são estrelas de programas humorísticos que realizam reportagens, Marco Luque e Sabrina Sato rejeitam terem tomado o lugar que deveria ser ocupado por profissionais com formação em Jornalismo. Sabrina afirma que se define como apresentadora e animadora de TV, enquanto Luque disse se considerar "ator".
Provocados pelo moderador Jaime Spitzcovsky, ambos disseram que seu trabalho tem mais vínculo com humor do que com a comunicação social. "Nem eu nem a Sabrina fomos convidados para um trabalho de jornalista, o que temos de forte é a comédia, o humor", disse Marco Luque.
Sabrina disse que chegou a estudar comunicação, mas não acredita que isso possa torná-la profissional da área. "Até tenho uma faculdade de jornalismo, que eu não terminei mas a minha personalidade e a dele (Luque) têm tudo a ver para ocupar aquele espaço. Tudo o que eu fiz na vida foi de uma maneira muito intuitiva", disse Sabrina.
MediaOn
O MediaOn, encontro realizado anualmente pelo Terra e Itaú Cultural, é um dos principais fóruns de debates sobre jornalismo digital e novas mídias. O evento será transmitido ao vivo entre os dias 22 e 24 de novembro.
Criado por jornalistas e profissionais da internet, o MediaOn reedita a curadoria dos jornalistas Antonio Prada, diretor de Mídia do Terra, Fernanda Cerávolo, gerente de Mídia do Google, e Jaime Spitzcovsky, colunista da Folha de S. Paulo. A produção executiva é de Felipe Morales Fonseca e Paula Grinover com a equipe do Itaú Cultural.
Os debates contam com a presença de representantes de veículos brasileiros, da América Latina, Europa e Estados Unidos. O tema do evento deste ano é "A transformação do ciclo da notícia, a revolução na indústria cultural e os efeitos na produção de conteúdo criativo".
Terceiro painel do último dia do MediaOn discute o papel transformador das redes sociais nas notícias de 2011
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra
Hussain é pesquisador e gerente do projeto de Tecnologia da informação e Política do Islã da universidade de Washington
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Muzammil Hussain é um dos debatedores desta tarde
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra
Conor White-Sullivan (sentado) assiste a apresentação de Hussain
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O debate usou como pano de fundo o caso do Oriente Médio, em que a inclusão digital e a tecnologia foram protagonistas nos distúrbios
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Conor White-Sullivan é diretor de tecnologia editorial do Huffington Post
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White-Sullivan, que tem apenas 23 anos, lidera a equipe técnica que desenvolve estratégias para novas formas de distribuição de mídia e engajamento de leitores
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Segundo ele, o uso de redes sociais para o engajamento social é como "uma bola de neve rolando montanha abaixo"
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra
"Quando você tem 15 ou 20 pessoas pensando a mesma coisa, você cria uma mensagem, atraindo mais gente", disse
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White-Sullivan ajudou a fundar o Localcracy.com, uma comunidade para o engajamento de grupos
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Plateia anota dados apresentados em painel sobre impacto das redes sociais nas notícias
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra
Durante sua apresentação, Hussain mostrou fotografias de manifestantes na praça Tahrir, no Egito
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O debate apresentou que as redes sociais amplificam e organizam protestos