MediaOn: maior desafio é regionalizar conteúdo, diz diretor
- Hermano Freitas
- Direto de São Paulo
O crescimento percentual de usuários maior em regiões periféricas do País apresenta o desafio de tornar o conteúdo atraente para o usuário local. Essa é a visão do diretor de conteúdo do UOL, Rodrigo Flores, que participou de debate do 5° Seminário Internacional de Jornalismo Online MediaOn 2011.
Segundo números apresentados por Flores, o crescimento em percentual de usuários em Estados como o Acre e Piauí foi respectivamente de 1.118% e 347%, o que coloca o desafio de formular notícias e serviços consumíveis nessas regiões.
"Se há um desafio é o da regionalização", declarou Flores após o debate. Questionado se ele possui uma fórmula para obtê-la, ele brincou. "Não tenho, mas aceito uma", disse.
Falando sobre a experiência da empresa, ele disse que o UOL optou por aumentar as parcerias com empresas locais e também a rede de correspondentes na tentativa de adquirir esse "sotaque regional" no conteúdo. "Saltamos de 12 correspondentes para 80 em um ano", disse.
O especialista em pesquisas com as classes C, D e E, Renato Meirelles, foi radical ao definir a importância da universalização da internet no Brasil. "O acesso à banda larga é mais importante que o da educação, temos uma pesquisa que mostra que o repertório e o networking da internet conta mais que educação para obter um emprego", disse.
MediaOn
O MediaOn, encontro realizado anualmente pelo Terra e Itaú Cultural, é um dos principais fóruns de debates sobre jornalismo digital e novas mídias. O evento será transmitido ao vivo entre os dias 22 e 24 de novembro.
Criado por jornalistas e profissionais da internet, o MediaOn reedita a curadoria dos jornalistas Antonio Prada, diretor de Mídia do Terra, Fernanda Cerávolo, gerente de Mídia do Google, e Jaime Spitzcovsky, colunista da Folha de S. Paulo. A produção executiva é de Felipe Morales Fonseca e Paula Grinover com a equipe do Itaú Cultural.
Os debates contam com a presença de representantes de veículos brasileiros, da América Latina, Europa e Estados Unidos. O tema do evento deste ano é "A transformação do ciclo da notícia, a revolução na indústria cultural e os efeitos na produção de conteúdo criativo".