MediaOn: ProPublica foi processado 1 vez em 4 anos, diz editor
- Hermano Freitas
- Direto de São Paulo
O editor-executivo do site de jornalismo investigativo ProPublica, Stephen Engelberg, disse que o veículo tem a marca de ter sido processado apenas uma vez em seus quatro anos de existência. Palestrando na noite desta terça-feira, em São Paulo, na abertura da 5° edição do MediaOn - Seminário Internacional de Jornalismo Online, Engelberg disse que o site ganhou a ação.
Engelberg afirmou que a matéria que originou o processo foi ganhadora do prêmio Pulitzer e se tratava uma investigação jornalística a respeito de um hospital que atendeu vítimas do furacão Katrina em New Orleans. De acordo com a reportagem, médicos aplicaram drogas nos feridos para apressar suas mortes. Um médico considerou ter sido descrito de forma injusta e processou o ProPublica.
"Existe um mecanismo na lei americana que faz com que a ação considerada inepta não apenas seja retirada do tribunal, mas também obriga ao autor dela que arque com os custos", disse Engelberg. Apesar disso, a empresa tem um advogado contratado para ler cada notícia e um percentual da receita guardado para eventuais processos que venha a sofrer.
Tempo precioso
Ainda de acordo com o executivo, entre as possíveis explicações para a qualidade do trabalho veiculado no site está o tempo concedido aos repórteres para apurarem seu material. "Damos o que é mais precioso a um repórter: tempo. Deixamos que o repórter se dedique até que fique um expert no determinado assunto.
De acordo com o editor, este tempo vem na forma de prazos mais relaxados e inclusive de horários de trabalho flexíveis. "A mim não importa quantas horas o repórter fica sentado na cadeira, mas no material que ele entrega depois. Eles acabam que ficam muitas horas trabalhando, mas pela natureza do jornalismo investigativo, não porque o editor obriga", disse.
MediaOn
O MediaOn, encontro realizado anualmente pelo Terra e Itaú Cultural, é um dos principais fóruns de debates sobre jornalismo digital e novas mídias. O evento será transmitido ao vivo entre os dias 22 e 24 de novembro.
Criado por jornalistas e profissionais da internet, o MediaOn reedita a curadoria dos jornalistas Antonio Prada, diretor de Mídia do Terra, Fernanda Cerávolo, gerente de Mídia do Google, e Jaime Spitzcovsky, colunista da Folha de S. Paulo. A produção executiva é de Felipe Morales Fonseca e Paula Grinover com a equipe do Itaú Cultural.
Os debates contam com a presença de representantes de veículos brasileiros, da América Latina, Europa e Estados Unidos. O tema do evento deste ano é "A transformação do ciclo da notícia, a revolução na indústria cultural e os efeitos na produção de conteúdo criativo".