MediaOn reúne profissionais do Brasil e do mundo em SP
A partir da próxima terça-feira, dia 4 de dezembro, o MediaOn - Seminário internacional de jornalismo online e o 4º Seminário Internacional Rumos Jornalismo Cultural reúnem no Itaú Cultural, em São Paulo, profissionais do Brasil e do mundo para discutir grandes temas da comunicação, entre eles o futuro da mídia, o impacto das novas tecnologias e como o mercado de notícias em geral está lidando com as mudanças radicais no meio. As inscrições estão abertas.
Inscreva-se e participe do MediaOn 2012
Siga o MediaOn 2012 no Twitter
Cadastre-se no Rumos Itaú Cultural
Os encontros serão promovidos pelo Terra, maior empresa latino-americana de mídia digital, e o Itaú Cultural. Em 2012, o evento conta ainda o apoio da Online News Association, dos Estados Unidos. O seminário é aberto a jornalistas, profissionais de mídia e publicidade, executivos, pesquisadores e estudantes e será transmitido ao vivo pelo Terra na web, em celulares e tablets. Para garantir a vaga, a organização do evento orienta que os inscritos cheguem 30 minutos antes do horário de cada painel.
Rumos
Em paralelo ao MediaOn, o Rumos aborda o tema "De gatekeeper ao gatewatcher ", e busca respostas para a abundância de informação na internet, que está reconfigurando o jornalismo cultural. Sites, blogs, mídias sociais, comunidades de interesse e projetos colaborativos ampliaram o público e o colocaram diretamente em contato com fontes e produtores, sem intermediários, cabendo ao jornalista de cultura deixar de ser um editor para atuar mais como um moderador.
A perda de influência é apenas um dos dilemas do jornalismo cultural diante da cultura em rede. Por isso, sua reconfiguração é o tema proposto para o seminário, que levará a São Paulo palestrantes como Gumersindo La Fuente, Javier Celaya, Giselle Beiguelman, Barbara Heliodora, Rodrigo Savazoni, Espern Aarseth e Armando Antenore, além dos cantores Emicida e Lobão.
O futuro da notícia
Um dos principais destaques do MediaOn é a presença de Amy Mitchell (Project for Excellence in Journalism), que estará no painel "Mobile: qual o futuro da notícia?", e Guilherme Glezer (Nike), que debaterá "A nova realidade da publicidade: como o meio e a mensagem estão se adaptando ao novo contexto digital".
Entre os participantes do MediaOn estão ainda Philip DeBevoise, fundador do Machinima, que falará na abertura do evento sobre "A próxima geração de empresa de mídia", e a Copa de 2014 estará em pauta com Juca Kfouri (Folha de S. Paulo), Bob Fernandes (Terra Magazine), Walter de Mattos Jr. (Lance!) e Andrew Jennings (Transparency in Sports) no painel "O jogo da informação na Copa do Mundo no Brasil".