MediaOn trata do protagonismo da tecnologia em protestos mundiais
Horas antes de grupos opositores organizarem manifestações em várias cidades do Egito, em janeiro, a internet foi interrompida como forma de coibir as ações. O fato demonstra a importância que o meio adquiriu, tornando-se protagonista de importantes mudanças não só no Oriente Médio, como também nos distúrbios em Londres e em diversos protestos ao redor do mundo este ano. No dia 24 de novembro, o terceiro painel da quinta edição do MediaOn - Seminário Internacional de Jornalismo, realizado em São Paulo, debaterá o papel transformador das redes sociais nas notícias de 2011.
Motivada pelo assassinato de um jovem pela polícia, a onda de violência e saques em Londres acabou com cerca de 1,8 mil manifestantes detidos. Se as manifestações contaram com agilidade e fácil disseminação de informações oferecida pela internet, a reconstrução da cidade também. Usuários de redes sociais se uniram, pela plataforma, em uma grande operação de limpeza.
O encontro procurará entender o papel das ferramentas online e sua interferência nas notícias. Para debater a questão foram convidados o pesquisador e gerente do projeto de Tecnologia da Informação e Política do Islã da universidade de Washington Muzammil Hussain e o diretor de tecnologia editorial do Huffington Post, Conor White-Sullivan. O jornalista, colunista do jornal Estadão e comentarista do RedeTV News, José Roberto Toledo, atuará como mediador da discussão.
Hussain desenvolve uma pesquisa que investiga a infraestrutura e a organização social da informação, mídias digitais e participação política. Ele é professor de jornalismo multimídia e navegação em redes de informação. Na Universidade de Washington, seus primeiros estudos incluíam a National Science Foundation, no projeto Information Technology and Political Islam.
Com apenas 23 anos, Conor White-Sullivan lidera no Huffington Post Media Group a equipe técnica que desenvolve estratégias para novas formas de distribuição de mídia e engajamento de leitores. Ele foi co-fundador da Localocracy.com, comunidade online para engajamento civil, e dirigiu a empresa de 2008 até 2011, quando foi comprada pela Aol. Conor foi nomeado Champion of Change (campeão da mudança) pela administração de Barak Obama e faz palestras sobre tecnologia e democracia em eventos como Fórum Pessoal de Democracia (Personal Democracy Forum), o Instituto Aspen, TED e o New York Tech Meetup.
MediaOn
O MediaOn, encontro realizado anualmente pelo Terra e Itaú Cultural, é um dos principais fóruns de debates sobre jornalismo digital e novas mídias. O evento será transmitido ao vivo entre os dias 22 e 24 de novembro.
Criado por jornalistas e profissionais da internet, o MediaOn reedita a curadoria dos jornalistas Antonio Prada, diretor de Mídia do Terra, Fernanda Cerávolo, gerente de Mídia do Google, e Jaime Spitzcovsky, colunista da Folha de S. Paulo. A produção executiva é de Felipe Morales Fonseca e Paula Grinover com a equipe do Itaú Cultural.
Os debates contam com a presença de representantes de veículos brasileiros, da América Latina, Europa e Estados Unidos. O tema do evento deste ano é "A transformação do ciclo da notícia, a revolução na indústria cultural e os efeitos na produção de conteúdo criativo".