MediaOn: workshop ensina a fazer games a partir de notícias
6 dez2012 - 07h41
(atualizado às 07h43)
Compartilhar
Em seu terceiro dia, a 6º edição do MediaOn - Seminário Internacional de Jornalismo Online - promove nesta quinta-feira uma oficina de newsgames, em que os participantes aprenderão a criar protótipos baseados em eventos do noticiário. Desenvolvedor do primeiro videogame oficial para uma campanha presidencial americana, Gonzalo Frasca, ministrará o curso, que iniciará às 9h, com uma duração de mais de quatro horas.
Frasca foi diretor criativo da Powerful Robot Games, estúdio que tem a Pixar e a Disney como clientes. Ele é titular da cadeira de Videogames da ORT Universidade de Montevideo. Com a premissa de que não é preciso ser programador ou gamemaníaco para participar do evento, o workshop que vai trazer técnicas para comunicar ideias a partir de jogos digitais e não digitais, além de apresentar os mais importantes trabalhos desenvolvidos neste novo campo do jornalismo.
Como as 20 vagas disponíveis para a oficina esgotaram, uma nova turma foi montada para a sexta-feira, das 9h às 13h30. Neste dia, o workshop será realizado dentro da programação do Seminário Internacional Rumos Jornalismo Cultural.
Mediaon
O MediaOn reúne profissionais do Brasil e do mundo para discutir grandes temas do setor, como o futuro da mídia, o impacto das novas tecnologias e como o mercado de notícias em geral está lidando com as mudanças radicais no meio.
Rumos e a abundância cultural
Em paralelo ao MediaOn, o Rumos aborda o tema "De gatekeeper ao gatewatcher ", e busca respostas para a abundância de informação na internet, que está reconfigurando o jornalismo cultural. Sites, blogs, mídias sociais, comunidades de interesse e projetos colaborativos ampliaram o público e o colocaram diretamente em contato com fontes e produtores, sem intermediários, cabendo ao jornalista de cultura deixar de ser um editor para atuar mais como um moderador.
A perda de influência é apenas um dos dilemas do jornalismo cultural diante da cultura em rede. Por isso, sua reconfiguração é o tema proposto para o seminário, que levará a São Paulo palestrantes como Gumersindo La Fuente, Javier Celaya, Giselle Beiguelman, Barbara Heliodora, Rodrigo Savazoni, Espern Aarseth e Armando Antenore, além dos cantores Emicida e Lobão.
Debate sobre como planejar estratégias para produção e distribuição de notícias em celulares e tablets abriu a série de painéis do MediaOn
Foto: Fernando Borges / Terra
Colunista do jornal Folha de S. Paulo, Nelson Sá mediou o debate sobre o futuro da mídia móvel
Foto: Fernando Borges / Terra
Antonio Prada, diretor de conteúdo do Terra na América Latina, abriu a série de painéis previstos para o evento
Foto: Fernando Borges / Terra
Terence Reis (à esq) e Pedro Dória (centro) foram os dois primeiros debatedores a entrar no palco
Foto: Fernando Borges / Terra
Além de Reis e Dória, o debate contou com a participação de Amy Mitchell, vice-diretora do Pew Research Center's Project for Excellence in Journalism, que falou direto dos EUA, por videoconferência
Foto: Fernando Borges / Terra
Munidos de celulares e tablets, participantes acompanharam o debate
Foto: Fernando Borges / Terra
A plateia acompanha atentamente o debate no palco
Foto: Fernando Borges / Terra
O debate é mediado pelo colunista do jornal Folha de S. Paulo Nelson Sá
Foto: Fernando Borges / Terra
Terence Reis, sócio e diretor de operações Grupo Pontomobi
Foto: Fernando Borges / Terra
O editor-executivo de plataformas móveis do jornal O Globo falou sobre os desafios do futuro
Foto: Fernando Borges / Terra
O seminário começou na manhã desta quarta-feira
Foto: Fernando Borges / Terra
Pedro Dória falou sobre o futuro da notícia
Foto: Fernando Borges / Terra
Especialistas afirmam que a comunicação se tornou ciência exata produzida por engenheiros
Foto: Fernando Borges / Terra
Para os participantes, a comunicação deixou de fazer parte das ciências humanas
Foto: Fernando Borges / Terra
Até marcas têm o poder de gerar conteúdo e comunicação
Foto: Fernando Borges / Terra
Burt Herman, Camela Rios e José Roberto de Toledo
Foto: Fernando Borges / Terra
O jornalista do Estado de S. Paulo e da Rede TV José Roberto de Toledo também participa do evento
Foto: Fernando Borges / Terra
Carmela Ríos, vencedora do Prêmio de Jornalismo Ortega y Gasset 2012, também falou sobre o tema de Burt
Foto: Fernando Borges / Terra
A influência da tecnologia na produção, distribuição e customização de conteúdos é o tema do painel de Burt Herman, CEO do Storify e fundador do Hacks/Hackers