'Rumos' debate mudanças no jornalismo cultural a partir de quarta
Evento que ocorrerá paralelamente ao MediaOn - Seminário internacional de jornalismo online - o 4º Seminário Internacional Rumos Jornalismo Cultural abordará, entre os dias 5 e 7 de dezembro, o tema "De gatekeeper ao gatewatcher", buscará responder "como a abundância de informação na internet e o acesso fácil e rápido a esse conteúdo altera o papel do jornalista?".
Inscreva-se e participe do MediaOn 2012
Siga o MediaOn 2012 no Twitter
Cadastre-se no Rumos Itaú Cultural
Promovido pela Terra, o seminário pretende analisar a reconfiguração do papel do jornalista cultural diante da cultura em rede, projetada por sites, blogs, mídias sociais, comunidades de interesse e projetos colaborativos, que colocam o público em contato direto com fontes e produtores, sem intermediários.
Tratando o jornalista cultural não mais como o responsável por barrar alguém ou alguma obra, e sim como um observador do que está repercutindo no mundo virtual, o evento tratará dessa perda de influência. Para contribuir com o debate, o seminário, que tem curadoria de Cristiane Costa e a consultoria de Fabio Malini e José Geraldo Couto, convocou palestrantes como Gumersindo La Fuente, Javier Celaya, Giselle Beiguelman, Barbara Heliodora, Rodrigo Savazoni, Espern Aarseth e Armando Antenore, além dos cantores Emicida e Lobão.
A mensagem no novo contexto digital
Um dos principais destaques do MediaOn é a presença de Amy Mitchell (Project for Excellence in Journalism), que estará no painel "Mobile: qual o futuro da notícia?", e Guilherme Glezer (Nike), que debaterá "A nova realidade da publicidade: como o meio e a mensagem estão se adaptando ao novo contexto digital".
Além disso, a influência da tecnologia na produção, distribuição e customização de conteúdos será tema do painel que reunirá Burt Herman, CEO do Storify e fundador do Hacks/Hackers, e Carmela Ríos, vencedora do Prêmio de Jornalismo Ortega y Gasset 2012.
Entre os participantes do MediaOn estão ainda Philip DeBevoise, fundador do Machinima, que falará na abertura do evento sobre "A próxima geração de empresa de mídia", e a Copa de 2014 estará em pauta com Juca Kfouri (Folha de S. Paulo), Bob Fernandes (Terra Magazine), Walter de Mattos Jr. (Lance!) e Andrew Jennings (Transparency in Sports) no painel "O jogo da informação na Copa do Mundo no Brasil".