Morre Norberto Odebrecht, fundador do Grupo Odebrecht
Morreu neste sábado o engenheiro e empresário Norberto Odebrecht, aos 93 anos, fundador do Grupo Odebrecht. Ele faleceu depois de ser internado por complicações cardíacas.
Odebrecht nasceu no Recife, em Pernambuco, e assumiu os negócios de seu pai, Emilio Odebrecht na década de 1940, aos 21 anos de idade. Em 1944, fundou a empresa de construção que deu origem à Organização Odebrechet, com sede em Salvador (BA). O empresário foi um dos brasileiros mais ricos do mundo, segundo a revista Forbes.
Em nota, o prefeito de Salvador, Antonio Carlos Magalhães Neto, lamentou a morte do engenheiro. "Ele foi um visionário ao construir uma das maiores empresas do mundo. Em todos os setores em que atuou, foi pioneiro, contribuindo para o desenvolvimento da Bahia e do Brasil, gerando milhares de empregos", disse ACM Neto.
A Odebrecht SA se situa como maior grupo de engenharia da América Latina, com cerca de 100 R$ bilhões em receita anual consolidada, mais de 200 mil trabalhadores e presença em 23 países. Durante os anos 60 e 70, ele expandiu as operações pelo Brasil, América Latina e África, onde a companhia construiu barragens e outros projetos de construção pesada.
O grupo, que pretende investir US$ 20 bilhões em sua expansão entre 2013 e 2015, é uma das maiores empresas do Brasil, e participou de recentes leilões do governo para operar em aeroportos e rodovias. O filho de Odebrecht, Emilio, preside o Conselho de Administração do grupo, enquanto seu neto Marcelo é o diretor-presidente.
Além das operações em construção, a Odebrecht controla a Braskem SA , maior empresa petroquímica da América Latina, a companhia de perfuração de petróleo offshore Odebrecht Oil & Gas SA e a produtora de etanol ETH Bioenergia.
Com informações da Reuters.