Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Navio da Marinha chega a local de destroços de avião

3 jun 2009 - 14h29
(atualizado às 15h25)
Compartilhar

O primeiro dos cinco navios enviados pela Marinha do Brasil para a busca do Airbus A330-200 da Air France que desapareceu no Oceano Atlântico na madrugada de segunda-feira com 228 pessoas a bordo chegou na tarde desta quarta-feira à região em que foram achados destroços da aeronave.

Mancha de óleo foi deixada no mar após o acidente com o avião da Air France
Mancha de óleo foi deixada no mar após o acidente com o avião da Air France
Foto: FAB / Divulgação

O navio-patrulha "Grajaú", que tinha zarpado na segunda-feira de Natal, começou a inspecionar uma extensa região do Oceano Atlântico na qual foram avistados do ar restos do avião, confirmou hoje a Marinha.

"Até agora, o navio não reportou nenhuma descoberta, mas é preciso levar em conta que a região é muito extensa e as condições normais do mar dificultam a observação", explicou o contra-almirante Sávio Nogueira, diretor de comunicação social da Marinha.

Diversos objetos relacionados à aeronave foram avistados flutuando em locais próximos ao arquipélago de São Pedro e São Paulo, formações rochosas desabitadas localizadas no meio do Oceano Atlântico a 1.296 km do Recife.

"O navio chegou à área e agora terá que se dedicar à busca dos restos e de possíveis sobreviventes. Esperamos resultados a qualquer momento", disse Nogueira. "A embarcação terá que fazer uma varredura muito grande. O primeiro passo é localizar os restos para depois começar a recolhê-los", acrescentou.

O contra-almirante afirmou que as condições marinhas normais na região, com forte correnteza e ondas de até 2 m de altura, dificultam a busca, mas que neste momento não há condições meteorológicas adversas que possam complicar ainda mais os trabalhos.

Ainda segundo Nogueira, a fragata "Constituição" e a corveta "Caboclo", que partiram na segunda-feira de Recife e Salvador, respectivamente, devem chegar ao local amanhã. Outra fragata que zarpou na terça-feira do Rio de Janeiro estará na região no sábado e um navio-tanque que também partiu ontem do Rio chegará na segunda-feira da semana que vem.

A chegada do primeiro navio aconteceu poucas horas depois de a Força Aérea Brasileira (FAB) ter encontrado novos destroços do avião, inclusive uma peça de quase 7 m de diâmetro e que pode ser parte da fuselagem.

O acidente
O Airbus A330 saiu do Rio de Janeiro no domingo (31), às 19h (horário de Brasília), e deveria chegar ao aeroporto Roissy - Charles de Gaulle de Paris no dia 1º às 11h10 locais (6h10 de Brasília).

De acordo com nota divulgada pela FAB, às 22h33 (horário de Brasília) o vôo fez o último contato via rádio com o Centro de Controle de Área Atlântico (Cindacta III). O comandante informou que, às 23h20, ingressaria no espaço aéreo de Dakar, no Senegal.

Às 22h48 (horário de Brasília) a aeronave saiu da cobertura radar do Cindacta, segundo a FAB. Antes disso, no entanto, a aeronave voava normalmente a 35 mil pés (11 km) de altitude.

A Air France informou que o Airbus entrou em uma zona de tempestade às 2h GMT (23h de Brasília) e enviou uma mensagem automática de falha no circuito elétrico às 2h14 GMT (23h14 de Brasília). A equipe de resgate da FAB foi acionada às 2h30 (horário de Brasília).

EFE   
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra