Script = https://s1.trrsf.com/update-1730403943/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Navio do tamanho de 3 Maracanãs chega ao Porto de Santos e paralisa balsas

Embarcação com bandeira de Singapura atracou na tarde desta terça-feira, 8, e deve partir na quarta-feira, 9

8 nov 2022 - 20h54
Compartilhar
Exibir comentários
Navio APL Yangshan, de Singapura
Navio APL Yangshan, de Singapura
Foto: Claus Schaefe/marinetraffic.com

O navio APL Yangshan, que possui bandeira de Singapura, atracou na tarde desta terça-feira, 8, no Porto de Santos, e o serviço de travessias de balsas entre Santos e Guarujá, no litoral sul de São Paulo, precisou ser paralisado. O navio mede 347,09 metros de comprimento, aproximadamente o tamanho de três campos do estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro.

O navio deve partir do Porto de Santos, o maior da América Latina, rumo ao Porto de Paranaguá (PR), nesta quarta-feira, 9, e, por isso, a paralisação das balsas será feita novamente, de forma programada. De acordo com o Departamento Hidroviário (DH), que administra o serviço de balsas, o serviço ficará parado para a passagem do navio entre 13h30 e 14h30.

O DH recomenda que os usuários do serviço de travessia se programem com antecedência, caso precisem ir de uma cidade a outra neste horário, e busquem a alternativa de deslocamento terrestre. Durante a interrupção, as balsas não ficarão com veículos e passageiros embarcados em Santos e no Guarujá, como medida de segurança. 

A interrupção foi uma determinação da Capitania dos Portos e da Marinha do Brasil, que também acompanham o deslocamento do navio. 

Segundo a Marinha, a manobra para retirar o navio do Porto de Santos será realizada por dois práticos com experiência em navios deste porte. No momento da saída do APL Yangshan, o tráfego de navios pelo canal do Porto e as atividades portuárias no terminal estarão interrompidos momentaneamente.

Outras medidas de segurança incluem procedimentos internos em todos os terminais, que devem reforçar amarrações e retirar pranchas e guinchos, por exemplo.

A Capitania dos Portos, a Autoridade Portuária de Santos e a Marinha irão acompanhar todo o procedimento.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade