ONG italiana inaugura casa de acolhimento em Fortaleza
Centro será mantido pela instituição Nuovi Orizzonti
A ONG italiana Nuovi Orizzonti inaugurou uma casa de acolhimento diurno de crianças e adolescentes de áreas pobres de Fortaleza, no Ceará, que oferecerá refeições e um projeto educacional. Com participação dos adultos das comunidades, o Cittadella Cielo quer combater a pobreza educacional.
Segundo a responsável pela ONG, Dania Bucciarelli, a ideia da criação da casa é para evitar que os menores entrem em uma vida de crimes, especialmente, na questão do tráfico de drogas, tendo um "espaço seguro" de convivência.
A ação faz parte do Progetto Emaus, que há alguns anos já vem sendo desenvolvido no Ceará. A ONG está presente no Brasil desde 2001 com diversos centros de acolhimento residenciais e diurnos, além da doação fixa de cestas básicas para mais de 400 famílias pobres. Além disso, presta atendimento a crianças e adolescentes vítimas de violência dos mais diversos tipos.
A instituição Nuovi Orizzonti foi fundada em 1991, pela italiana Chiara Amirante, e em 1994 abriu a primeira comunidade de acolhimento para jovens em Roma. Desde então, atua em áreas vulneráveis, tendo seis "Cittadella Cielo" espalhadas pelo mundo e 231 centros de acolhimento, formação e orientação.
A ONG ainda depende de doações para atuar plenamente e, para quem tiver interesse em ajudar, a contribuição pode ser realizada pelo site site nuoviorizzonti.org .